AAP MLA Amanatullah Khan preso após ataques anticorrupção; partido alega 'conspiração do BJP'

A Divisão Anticorrupção prendeu na sexta-feira o AAP MLA Amanatullah Khan após realizar batidas em instalações ligadas a ele em conexão com supostas irregularidades no recrutamento do Conselho Waqf de Delhi, disseram autoridades. parentes e outras pessoas conhecidas do Okhla MLA fora de sua residência. A agência anticorrupção apreendeu Rs 24 lakh em dinheiro, bem como duas armas não licenciadas durante a operação, disseram as autoridades.

AAP MLA Amanatullah Khan preso após ataques anticorrupção; partido alega'BJP conspiracy
  • Índia

O Poder Anticorrupção na sexta-feira prendeu AAP MLA Amanatullah Khan após a realização de buscas em instalações ligadas a ele em conexão com supostas irregularidades no Délhi Waqf Recrutamento do conselho, disseram funcionários.

Disseram que durante as buscas, a equipe da ACB teria sido agredida pelos familiares e outras pessoas conhecidas do Okla MLA fora de sua residência.

A agência anticorrupção apreendeu Rs 24 lakh em dinheiro, bem como duas armas não licenciadas durante a operação, disseram as autoridades. A festa Aam Aadmi apoiou o MLA, chamando sua prisão de 'uma nova conspiração' do BJP para implicá-lo em 'um caso falso e difamar' o partido liderado por Arvind Kejriwal.

''AAP MLA Amanatullah Khan foi preso em um caso falso e completamente infundado. Nada foi recuperado de sua residência ou escritório'', disse o partido em comunicado. Segundo comunicado divulgado pela ACB, havia convocado Khan em caso de alegada apropriação indébita financeira e outras irregularidades no funcionamento de Délhi Waqf Conselho, que Khan dirige como seu presidente.

Um FIR já foi registrado em conexão com as supostas irregularidades no conselho. Conforme alegado no FIR, a declaração de sexta-feira do ACB disse: Khan enquanto trabalhava como presidente da Délhi Waqf Conselho recrutou ilegalmente 32 pessoas violando todas as normas e diretrizes do governo e em meio a alegações de corrupção e favoritismo.

O então CEO da Délhi Waqf O conselho havia claramente dado uma declaração e emitido um memorando contra tal recrutamento ilegal, disse o comunicado. ''Além disso, foi alegado que, como presidente da Délhi Waqf Quadro, Khan alugou vários imóveis da Waqf Junta ilegalmente com alegações de corrupção e favoritismo. Além disso, foi alegado que ele desviou os fundos do Waqf Conselho composto por subvenções de ajuda de Délhi governo,'' Comissário Adicional de Polícia, que dirige o ACB, Madhur Verma disse.

Ela disse que a partir das informações recebidas durante o interrogatório e com base nas informações desenvolvidas pela ACB, foram pesquisados ​​quatro locais. ''A partir desses locais, cerca de Rs 24 lakh em dinheiro e duas armas ilegais e não licenciadas e cartuchos e munições foram recuperados.'' Do lado de fora da residência de Khan , a equipe de busca foi atacada pelos parentes e outras pessoas conhecidas do MLA e também causaram obstrução no cumprimento do dever do governo para os oficiais da ACB, disse o comunicado da ACB.

Duas FIRs foram registradas pela ACB em distrito sudeste referente a recuperação de armas ilegais e um FIR referente a manipulação de parte policial por familiares de Khan , dizia o comunicado.

''Também, a partir do questionamento de Khan e com base em material incriminador e provas contra ele e da recuperação durante as buscas realizadas na sexta-feira, ele foi preso no caso de 2020,'' Verma adicionado.

A ACB emitiu um aviso para Khan quinta-feira para interrogatório sobre o Lei de Prevenção à Corrupção caso registrado em 2020.

o Okla MLA foi chamado para interrogatório às 12h de sexta-feira.

Khan, o presidente da Délhi Waqf Board, twittou sobre o aviso, alegando que ele foi convocado enquanto construía um novo Waqf escritório da diretoria.

Anteriormente, o ACB havia escrito ao Secretariado do Vice-Governador exigindo que Khan ser removido como o Délhi Waqf Presidente do conselho por supostamente dificultar uma investigação por 'intimidação' de testemunhas em um caso contra ele.