Projeto de Ponte Kazungula apoiado pelo AfDB oficialmente comissionado

A ponte de Kazungula é um modelo e referência para a região e o continente, disse o presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi. Crédito de imagem: Twitter (@BWGovernment)

Na segunda-feira, 10 de maio de 2021, a Ponte Kazungula Projeto foi oficialmente comissionado pelos Presidentes do Botswana e Zâmbia , que aplaudiu o Banco por seu trabalho neste projeto transformador.

A ponte de 923 metros com duas instalações de fronteira em cada lado não é apenas uma vitória para o Botswana e Zâmbia , mas também contribui para a integração na região da África Austral e ilustra a cooperação para o desenvolvimento. A ponte e os Postos Fronteiriços Únicos apoiarão o comércio e o transporte ao longo do Corredor Norte-Sul e, na verdade, a Rodovia Transafricana na rota do Cabo ao Cairo. A ponte também impulsiona a recém-lançada Área de Livre Comércio do Continente Africano.

'TheKazungula Bridge o projeto valeu a pena ”, disse o presidente da Zâmbia, Edgar Lungu.

'A Ponte de Kazungula é um modelo e referência para a região e o continente', disse o Presidente do Botswana , Mokgweetsi Masisi.

A abertura da ponte Kazungula , ligando o Botswana e Zâmbia sobre o rio Zambeze, significa que os viajantes não precisam mais depender de barcos pontões para cruzar neste local. A ponte é uma configuração de transporte combinado, incluindo duas faixas de rodagem para carros em cada direção, uma única linha férrea e passarelas de pedestres em ambos os lados.

Banco Africano de Desenvolvimento O Grupo apoiou o projeto através de um empréstimo do Fundo Africano de Desenvolvimento de $ 76,5 milhões ao Governo da Zâmbia. Além do financiamento dos dois governos, o projeto geral foi cofinanciado pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional e pelo Fundo Fiduciário UE-África para a Infraestrutura. O custo total do projeto foi de $ 259,3 milhões. Foi aprovado em dezembro de 2011 e concluído em dezembro de 2020.

O projeto visa facilitar as atividades comerciais e a competitividade global da Zâmbia e botswana , melhorar a conectividade regional do corredor Norte-Sul e contribuir para uma melhor integração regional da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O projeto incluiu a construção de dois Postos Fronteiriços Únicos, um de cada lado da fronteira Zâmbia / Botswana. As atividades de construção foram ainda complementadas por atividades leves, como assistência técnica e capacitação para cobrir a facilitação do comércio e a estrutura para as operações do Posto Fronteiriço Único - essenciais para a operação eficiente e a realização dos benefícios do projeto.

“De acordo com o conceito de One-Stop Border Post, não haverá necessidade de parar duas vezes, como está acontecendo no momento. Os passageiros só param nas instalações do país de saída ', explicou a Ponte de Kazungula Gerente de Projeto, Godfrey Songeya. 'Queremos garantir que o tempo de trânsito que está sendo gasto pelos comerciantes que usam esta estrada seja reduzido tremendamente', disse ele.

O escopo do projeto foi revisitado na revisão intermediária para incluir a reabilitação de uma seção do Corredor Norte-Sul na Zâmbia entre Kazungula e Lusaka, especificamente um trecho de 72 metros entre Mazabuka e Kafue. Membros da comunidade Lumbo nas proximidades da ponte também se beneficiaram de uma oferta de habitação para as pessoas afetadas pelo projeto e se mudaram para a Vila Nova Lumbo. Eles também se beneficiaram com a construção de uma escola comunitária para toda a comunidade de Kazungula.

A nova ponte Kazungula será propriedade conjunta dos governos da Zâmbia e botswana e financiado por tarifas de pedágio. O posto de fronteira e as estradas de acesso em cada país serão propriedade dos respectivos governos, juntamente com a recém-formada Ponte Kazungula Autoridade. A entidade será responsável pela operação e manutenção de toda a infraestrutura.

O projeto foi sustentado pela Estratégia de 10 anos do Banco (2013–2022), cujas principais áreas prioritárias incluem desenvolvimento de infraestrutura e integração regional. Ponte Kazungula O projeto também é uma manifestação clara das 5 altas prioridades do Banco, especificamente, 'Integrar a África' e 'Melhorar a qualidade de vida do povo da África', ao fornecer maior potencial de subsistência para as pessoas na área do projeto.