Almodóvar abre festival de cinema de Veneza em homenagem àqueles que desapareceram sob o governo de Franco

'Não podemos simplesmente fechar os olhos diante do que aconteceu', disse o cineasta vencedor do Oscar de 71 anos, após uma exibição para a imprensa antes da apresentação oficial na quarta-feira. No filme, Cruz interpreta Janis, uma mulher solteira de quase 40 anos que inesperadamente engravida - assim como a adolescente Ana, que Janis conhece no hospital no dia em que cada uma das duas vai dar à luz uma menina.

Diretor espanholPedro Almodovar ilumina dezenas de milhares de pessoas que desapareceram durante a guerra civil e a ditadura de Franco em seu último filme 'Mães Paralelas', que estreia a Veneza festival de cinema na quarta-feira.

O filme, estrelado por PenelopeCruz como uma das duas mulheres dando à luz no mesmo Madri hospital no mesmo dia, é uma reflexão sobre a maternidade e a importância dos laços familiares. Mas também trata de um capítulo doloroso da Espanha história que o país ainda está lutando para chegar a um acordo. Quase 50 anos após a morte do General Francisco Franco , mais de 100.000 vítimas de execuções sumárias durante a guerra civil de 1936-39 e o regime autoritário que se seguiu permanece enterrado em valas comuns não marcadas espalhadas por toda a Espanha.

4ª temporada de caça-mentes

A maioria eram republicanos ou simpatizantes de esquerda mortos por forças fascistas e seus parentes em busca de um fechamento digno muitas vezes receberam pouca ajuda dos espanhóis autoridades para localizar e escavar seus restos mortais. 'Eu queria dar visibilidade a este tópico, e acredito que a inSpain depois de 85 anos, até que paguemos nossa dívida com os 'desaparecidos', não seremos capazes de encerrar o capítulo de nossa história recente ', disse Almodóvar aos repórteres.

Ele disse Espanha Ainda relutava em enfrentar seu passado conturbado e divisivo, apesar de algumas medidas tomadas pelo governo nos últimos anos para financiar a localização de valas comuns e a identificação dos mortos. 'Não podemos simplesmente fechar os olhos diante do que aconteceu', disse o cineasta vencedor do Oscar de 71 anos, após uma exibição para a imprensa antes da apresentação oficial na quarta-feira.

No filme, Cruz interpreta Janis, uma mulher solteira de quase 40 anos que inesperadamente engravida - assim como a adolescente Ana, que Janis conhece no hospital no dia em que cada uma das duas vai dar à luz uma menina. Suas vidas se entrelaçam cada vez mais quando o homem com quem Janis teve um caso pede um teste de paternidade, enquanto ela também procura ajuda para exumar o corpo de seu bisavô, assassinado pelas forças de Franco.

Cruz, uma favorita de Almodóvar que diz que decidiu se tornar atriz depois de ver um de seus filmes aos 16 anos, disse que Janis foi sua personagem mais complexa até agora e se sentiu muito privilegiada por trabalhar mais uma vez com o cineasta que ajudou a torná-la uma celebridade. 'Eu me sinto a garota mais sortuda do mundo, por poder trabalhar com ele por tantos anos, sete projetos diferentes e tantos personagens diferentes.

'Eu o respeito demais para bombardeá-lo com pedidos, mas sei que quando ele achar que um filme é certo para mim, ele liga.'