ANÁLISE - Derrota nas primárias da Argentina coloca os peronistas em posição difícil na política

Perdeu em seu reduto principal da província de Buenos Aires, que circunda a capital. Se os resultados das primárias forem repetidos na votação de meio de novembro, o partido no poder perderia o controle do Senado e sua posição de liderança minoritária na Câmara dos Deputados, dizem analistas.

Os peronistas da Argentina estão presos entre uma pedra e uma posição difícil após uma derrota esmagadora nas primárias de meio de mandato do Congresso no domingo: mudar para o centro para reconquistar eleitores cruzados ou dobrar as políticas populistas para incendiar a base.

A votação de domingo https://www.reuters.com/world/americas/argentinas-peronists-under-pressure-after-primary-defeat-2021-09-13, efetivamente um teste antes do período intermediário de 14 de novembro que poderia balançar o equilíbrio de poder no Congresso , viu a oposição favorável aos negócios ganhar fortemente contra o governo de centro-esquerda, cuja popularidade foi prejudicada pela pandemia. Com o controle da legislatura em jogo, há uma chance de que a derrota eleitoral leve o governo a tomar medidas de curto prazo para reviver sua popularidade antes da votação de novembro, abrindo torneiras de gastos para impulsionar o crescimento sob o risco de esquentar já alto inflação.

'Há um risco de radicalização após os resultados ... não apenas em termos econômicos, mas também em termos políticos', disse Gustavo Ber, economista do Estudio Ber em Buenos Aires. A maioria dos analistas, no entanto, disse que o governo tende a moderar sua posição, aceitando a voz irada do eleitorado e, potencialmente, lutando com uma posição mais fraca no legislativo se perder seu Estado. maioria.

'Se o eleitorado virar para a direita, não faz sentido o governo virar para a esquerda', disse o analista político Sergio Berensztein. Uma fonte do governo disse à Reuters que há discussões em andamento na coalizão governante Frente para Todos os Peronistas sobre o melhor caminho a seguir.

'Este debate está ocorrendo dentro do governo. O governo não pretende radicalizar, não seria esse o caminho. O que não sei é se há espaço para uma nova aposta (para moderar) ', disse a fonte, pedindo para não ser identificada. A Frente para Todos ganhou cerca de 30% dos votos de domingo, contra cerca de 38% da coalizão de centro-direita Juntos pela Mudança. Perdeu em seu reduto principal de Buenos Aires província, que circunda a capital.

Se os resultados das primárias se repetirem na votação de meio de novembro, o partido no poder perderia o controle do Senado. e sua posição de liderança minoritária na Câmara dos Deputados , dizem os analistas. O presidente Alberto Fernandez enfrentará agora um cabo de guerra dentro de seu próprio partido. Ele representa a ala moderada dos peronistas, enquanto uma ala mais militante está concentrada em torno da vice-presidente - e ex-presidente por dois mandatos - Cristina Fernandez de Kirchner.

Os mercados da Argentina subiram na segunda-feira, comemorando o resultado das eleições, já que os investidores depositaram esperanças de que um governo enfraquecido seja forçado a moderar sua postura com vistas às eleições presidenciais de 2023. 'No curto prazo, há o risco de uma ligeira mudança para mais heterodoxo, políticas intervencionistas e populistas na tentativa de reconstruir o apoio político, 'Goldman Sachs disse o analista Alberto Ramos em nota.

'Mas as autoridades provavelmente também estão cientes de que um endurecimento significativo das políticas heterodoxas poderia prejudicar ainda mais a economia e, portanto, deixar de pagar dividendos políticos em 2023.'