Atacantes explodem a cerca da prisão nigeriana, libertando 266 presos

Homens armados fortemente armados invadiram uma prisão no centro-sul da Nigéria na noite de domingo, explodindo a cerca do perímetro e libertando 266 presos - quase todos na prisão, disseram as autoridades. Um soldado e um policial foram mortos no ataque e dois guardas estavam desaparecidos, disse o Ministério do Interior.

Crédito da imagem representativa: ANI
  • Nigéria

Um soldado e um policial foram mortos no ataque e dois guardas estavam desaparecidos, disse o Ministério do Interior. Foi a segunda maior fuga de presos na Nigéria este ano. Os agressores usaram explosivos para destruir a cerca em três lados e travaram uma batalha com guardas na prisão de segurança média em Kabba, no estado de Kogi, a sudoeste da capital federal Abuja, disseram as autoridades.

A Nigéria está lutando com problemas de segurança em seu vasto território, incluindo assaltos à mão armada por gangues criminosas, uma insurgência islâmica no nordeste e uma onda de sequestros em escolas no noroeste. Vinte e oito dos 294 presos em Kabba não escaparam, disse o Ministério do Interior, o que significa que 266 fugiram. O serviço prisional havia inicialmente estabelecido o número de fugitivos em 240.

Foi a segunda grande fuga deste ano depois que homens armados atacaram uma prisão em Owerri, no sudeste do estado de Imo, em abril, libertando mais de 1.800 presos. A polícia atribuiu a fuga de Owerri a um movimento separatista proibido, o Povo Indígena de Biafra (IPOB), que faz campanha para que vários estados do sudeste se separem da Nigéria. IPOB negou qualquer envolvimento.

O estado de Kogi não faz parte da região que o IPOB deseja ver secede. As autoridades disseram que os agressores do Kabba não foram identificados e não sugeriram uma razão para a operação. O serviço penitenciário disse que a prisão de Kabba foi criada em 2008 com capacidade para 200 presidiários. No momento do ataque, havia 224 presos provisórios e 70 criminosos condenados na prisão, disse o relatório.

Os suspeitos podem passar anos em prisão preventiva na Nigéria. Grupos de direitos humanos dizem que as prisões costumam estar superlotadas e os procedimentos legais são ineficazes. O Ministério do Interior disse que havia 15 soldados, 10 policiais e 10 guardas armados de plantão na prisão de Kabba no momento da operação de domingo.