Os benefícios dos esquemas do Governo Central devem chegar aos agricultores corretos: Tomar

Enfatizando a unidade KCC, ele disse que a cobertura do cartão de crédito Kisan foi fornecida aos agricultores, mesmo sob a sombra do COVID.

O Ministro disse que o Fundo de Infraestrutura Agrícola ajudará o agricultor a obter facilmente empréstimos para o desenvolvimento de infraestrutura na porta da fazenda. Crédito de imagem: Twitter (@PIB_Guwahati)
  • Índia

Discursando na conferência dos Tenentes Governadores / Administradores de todas as UTs, o Ministro da Agricultura da União ShriNarendra Singh Tomar afirmou que os benefícios dos esquemas do Governo Central para o setor da Agricultura deveriam chegar aos agricultores corretos. Embora os fundos não sejam uma restrição, é a implementação do esquema que deve ser adequada. Enfatizando a unidade KCC, ele disse que o cartão de crédito de Kisan cobertura foi fornecida aos agricultores, mesmo sob a sombra da COVID.

O governo tem realizado uma campanha para a saturação do KCC para os agricultores desde fevereiro de 2020 para cobrir todos os agricultores que sobraram, com foco especial nos beneficiários do PM Kisan. Shri Tomar disse que uma meta de empréstimo de 16 lac crore foi definida para o ano em curso e cerca de 14 lac crore já foram dados aos agricultores através do KCC.

O ministro disse que o Fundo de Infraestrutura para a Agricultura ajudará o agricultor a obter empréstimos facilmente para o desenvolvimento de infraestrutura no portão da fazenda. Isso ajudará o pequeno agricultor no armazenamento e proteção de sua colheita.

O Ministro disse que no âmbito da Missão de Agricultura Digital , o banco de dados de fazendeiros de 5,5 crore foi preparado e chegará a 8 crore em dezembro. Ele exortou os Territórios da União a cooperarem nesta matéria. Shri Tomar disse que há muito potencial nos Territórios da União para o cultivo de safras de alto valor e dendê de acordo com os padrões globais.

Shri Manoj Sinha, Tenente Governador, J&K, Almirante D K Joshi, Tenente Governador, Andaman e Ilha Nicobar participaram da discussão e deram uma visão geral da implementação de vários esquemas do governo central em seus respectivos UTs. Funcionários e delegados de outras UTs também participaram das discussões.

Durante a conferência, foram feitas apresentações a todos os UTs por altos funcionários do Ministério da Agricultura e do Bem-Estar dos Agricultores sobre esquemas do Governo da União em benefício dos agricultores. O status geral de pagamento do beneficiário e o status de autorregistro no PM KISAN foram explicados. Para garantir maior cobertura e transferência de benefícios aos beneficiários elegíveis, os UTs foram solicitados a realizar as seguintes ações - Atualização do banco de dados de beneficiários, lista de beneficiários do povoado a ser exibida no Gram Panchayat para auditoria social, Registro digital de terras a ser integrado com PM- Banco de dados KISAN, Verificação física a ser concluída no tempo estipulado, Relatório de reclamação pendente a ser resolvido em uma base prioritária e recuperação de agricultores inelegíveis e beneficiários de TI a ser feita.

O PM KisanMaandhanYojana foi explicado e a situação atual dos beneficiários discutida com o Fundo de Infraestrutura da Agricultura do UTs. (AIF) e suas modificações foram explicadas. As atividades elegíveis no âmbito do AIF foram explicadas aos UTs. A apresentação mostrou oportunidades de investimento de cerca de Rs. 1700 crore e oportunidades de geração de empregos de mais de 20.000 em 7 UTs em atividades como armazenamento a seco, packhouse, armazenamento refrigerado, câmara de amadurecimento, veículos refrigerados, agricultura inteligente e de precisão etc. relacionadas ao AIF.

Durante as apresentações, os UTs foram solicitados a estender toda a assistência necessária aos agricultores e bancos para cobrir todos os agricultores elegíveis dos UTs, para agendar acampamentos em agências bancárias para receber o formulário de inscrição para KCC, para realizar uma reunião de Gram Sabha para informar os agricultores sobre a unidade e a realização de reuniões de revisão regularmente. O status de implementação inteligente do PM FasalBimaYojana foi discutido. O NMEO-OP, a missão do dendê e a estratégia do dendê também foram discutidos com ênfase em Andaman & Nicobar. As possibilidades de cultivo de oleaginosas em 3 UTs (J&K e Ladakh) também foram destacadas. A apresentação também explicou a Submissão sobre sementes e materiais de plantio (SMSP). Também foram feitas apresentações sobre a Missão para o Desenvolvimento Integrado da Horticultura e os esquemas implementados pela Divisão de Marketing.

Entre os que participaram da conferência estavam Shri Kailash Choudhary, Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores, Sra. ShobhaKarandlaje, MoSAgricultura e Bem-Estar dos Agricultores, Shri Sanjay Agarwal, Secretário, MoAFW, juntamente com altos funcionários do MoAFW e todos os UTs e agricultores progressistas.

(Com entradas do PIB)