Canadenses e executivos chineses voltam para casa em troca de prisioneiros

• Canadá

China, EUA e Canadá completou uma troca de prisioneiros de alto risco com alegres retornos ao lar de dois canadenses realizada pela China e para um executivo da China gigante das comunicações globais Huawei Tecnologias acusadas de fraude, potencialmente encerrando uma rixa de três anos que envolveu os três países.

Primeiro Ministro canadense JustinTrudeau abraçou o diplomata MichaelKovrig e o empresário Michael Spavor na pista depois que pousaram em Calgary , Alberta sábado cedo. Os homens foram detidos na China em dezembro de 2018, logo após o Canadá arrestedMeng Wanzhou, Huawei A diretora financeira da Technologies e filha do fundador da empresa, em um pedido de extradição dos Estados Unidos.

o que aconteceu com um homem de soco

Muitos países rotularam a política de reféns da ação da China, enquanto a China descreveu as acusações contra Huawei andMeng como uma tentativa politicamente motivada de conter o desenvolvimento econômico e tecnológico da China. É fantástico voltar para casa no Canadá e sou imensamente grato a todos que trabalharam duro para trazer nós dois de volta para casa, um Kovrig visivelmente mais magro dito depois de um canadense avião do governo pousou em Toronto e ele foi saudado por sua esposa e irmã.

O retorno de Meng para a China mais tarde, no sábado, foi transmitido ao vivo pela TV estatal, ressaltando o grau em que Pequim ligou o caso dela com o chinês nacionalismo e sua ascensão como uma potência econômica e política global.

Usando um vestido vermelho combinando com a cor da bandeira da China, Meng agradeceu ao governante Partido Comunista e seu líder Xi Jinping por apoiá-la por mais de 1.000 dias em prisão domiciliar em Vancouver , onde ela possui duas mansões multimilionárias. Eu finalmente voltei para o abraço caloroso da pátria mãe, Meng disse. Como um chinês comum cidadão passando por esse momento difícil, sempre senti o calor e a preocupação do partido, da nação e do povo. A cadeia de eventos envolvendo as potências globais trouxe um fim abrupto às disputas legais e geopolíticas que turvaram as relações entre Washington , Pequim e Ottawa. O acordo a três permitiu a China e Canadá para cada um trazer para casa seus próprios cidadãos detidos enquanto os EUA encerram um processo criminal contra Meng que durante meses esteve atolado em uma luta de extradição.

alteração da data de lançamento da temporada 3 de carbono

Esses dois homens passaram por uma provação incrivelmente difícil. Nos últimos 1.000 dias, eles mostraram força, perseverança e graça e todos nós somos inspirados por isso, Trudeau dito dos dois canadenses. Meng está solto sob fiança e vive em uma mansão multimilionária em Vancouver desde sua prisão enquanto os dois canadenses foram realizados em chinês Celas de prisão por mais de 1.000 dias, onde as luzes foram mantidas acesas 24 horas por dia.

A primeira atividade aconteceu na tarde de sexta-feira, quando Meng , 49, chegou a um acordo com o Ministério Público Federal que pedia que as acusações de fraude contra ela fossem demitidas no ano que vem e permitia que ela voltasse para a China imediatamente. Como parte do negócio, conhecido como acordo de acusação diferido, ela aceitou a responsabilidade por deturpar os negócios da empresa no Irã.

O negócio foi fechado como Presidente JoeBiden e chinês contrapartida Xi Jinping tentaram conter os sinais de tensão pública - mesmo quando as duas economias dominantes do mundo estão em desacordo em questões tão diversas como segurança cibernética, mudança climática, direitos humanos e comércio e tarifas. disse em um discurso perante a Assembleia Geral da ONU no início desta semana, que ele não tinha intenção de iniciar uma nova Guerra Fria, enquanto Xi disse aos líderes mundiais que as disputas entre os países precisam ser tratadas por meio do diálogo e da cooperação. O Governo dos Estados Unidos apoia a comunidade internacional ao dar as boas-vindas à decisão da República Popular da China autoridades para libertar canadense cidadãosMichael Spavor e MichaelKovrig após mais de dois anos e meio de detenção arbitrária. Estamos satisfeitos por eles estarem voltando para casa no Canadá, Secretário de Estado dos EUA Antony Blink disse em um comunicado. Como parte do acordo com a Meng , a Justiça O Departamento concordou em rejeitar as acusações de fraude contra ela em dezembro de 2022 - exatamente quatro anos após sua prisão - desde que ela cumpra certas condições, incluindo não contestar nenhuma das alegações factuais do governo. A Justiça Departamento também concordou em retirar seu pedido de que Meng ser extraditada para os EUA, que ela desafiou vigorosamente. Depois de aparecer por videoconferência para ela, em Nova York audição, Meng fez uma breve aparição no tribunal em Vancouver.