China pede adesão ao pacto comercial do Pacífico para aumentar influência econômica

A China entrou com um pedido de adesão ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP), disse o ministério do comércio, já que a segunda maior economia do mundo busca aumentar sua influência no comércio. O ministro do Comércio, Wang Wentao, apresentou o pedido da China para aderir ao acordo de livre comércio em uma carta ao ministro do Comércio da Nova Zelândia, Damien O'Connor, disse o ministério chinês em um comunicado na noite de quinta-feira.

A China entrou com um pedido de adesão ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Trans-Pacífico (CPTPP), o ministério do comércio disse, enquanto a segunda maior economia do mundo parece aumentar sua influência no comércio.

Ministro do Comércio Wang Wentao apresentou o pedido da China para aderir ao acordo de livre comércio em uma carta para a Nova Zelândia ministro do comércio, DamienO'Connor , o chinês ministério disse em um comunicado na noite de quinta-feira. TheCPTPP foi assinado por 11 países, incluindo Austrália ,Canadá ,Pimenta ,Japão e Nova Zelândia em 2018.

Antes era conhecido como a Parceria Trans-Pacífico (TPP) e visto como um importante contrapeso econômico à influência regional da China. Japão , o presidente da CPTPP este ano, disse que consultará os países membros para responder ao pedido da China, mas não chegou a indicar um prazo para fazê-lo.

'O Japão acredita que é necessário determinar se a China , que apresentou um pedido de adesão à TPP-11, está pronta para atender a seus padrões extremamente elevados, ' Ministro da Economia Yasutoshi Nishimura disse a repórteres na sexta-feira. O TPP foi fundamental para os ex-EUA. O eixo estratégico do presidente Barack Obama para a Ásia mas seu sucessor, Donald Trump , retirou os Estados Unidos do pacto em 2017.

Adesão ao CPTPP seria um grande impulso para a China após a assinatura da Parceria Econômica Regional Abrangente de 15 nações (RCEP) acordo de livre comércio no ano passado. Pequim fez lobby https://www.reuters.com/world/asia-pacific/china-lobbies-australia-parliament-joining-regional-trade-pact-2021-09-10 para sua inclusão no pacto, destacando que o chinês e australiano economias têm um enorme potencial de cooperação. No entanto, as relações entre os dois países azedaram.

Boruto Scan

A Grã-Bretanha em junho iniciou negociações para entrar no pacto comercial, enquanto a Tailândia também sinalizou interesse em ingressar nele. Wang andO'Connor realizou uma conferência telefônica para discutir os próximos passos após a candidatura da China, o Ministério do Comércio disse.