Planos de riqueza da China ameaçam ações de luxo europeias pós-boom COVID

A vacilante recuperação econômica da China e os planos de redistribuir a riqueza ameaçam descarrilar o florescente setor de luxo da Europa, deixando muitos investidores apreensivos com a compra de ações, mesmo após a forte liquidação de agosto. A demanda por produtos de alta qualidade na nação mais populosa do mundo é o principal impulsionador do setor, respondendo por um terço das vendas dos fabricantes de bens de luxo europeus em 2019 e 28% em 2020, de acordo com analistas do UBS.

Crédito da imagem representativa: Pixabay

A demanda por produtos de alta qualidade no país mais populoso do mundo é o principal impulsionador do setor, respondendo por um terço da Europa vendas dos fabricantes de bens de luxo em 2019 e 28% em 2020, de acordo com analistas do UBS. Cerca de US $ 120 bilhões foram varridos do setor, incluindo Louis Vuitton proprietário LVMH, Burberry e Gucci proprietário Kering em apenas dois dias no mês passado após o chinês O presidente Xi Jinping revelou planos para 'prosperidade comum'.

Vários analistas usaram o slide para recomendar aos investidores que apostam que o ressurgimento inebriante das ações de luxo da COVID-19, que viu o setor aumentaria 140% de março de 2020 ao pico de 12 de agosto, seria retomado. No entanto, chinês dados econômicos e problemas na cadeia de suprimentos causados, em parte, por novos surtos locais de coronavírus frearam a recuperação do setor em relação às baixas de agosto, desencadeando uma segunda liquidação.

Em apenas um mês, o prêmio de avaliação do setor de luxo caiu 30 pontos percentuais para 74% em relação ao pico de agosto em comparação com o MSCIEurope mais amplo índice, de acordo com a UBS. Alguns analistas alertam que o apelo de empresas como a Hermes , cujas bolsas Birkin são vendidas por mais de US $ 10.000 e costumam ter listas de espera, sofrerá um sério golpe se a China prossegue com seu plano de tributar os ricos e implementa uma campanha contra a evasão fiscal.

As vendas de alto padrão podem ser atingidas 'se impostos mais altos forem introduzidos sobre a renda, riqueza, propriedade ou consumo', disse Thomas Chauvet, chefe de pesquisa de capital de bens de luxo da Citi em Londres Chinês os consumidores podem ficar 'relutantes em comprar bens de luxo se estiverem preocupados com o fato de o fisco vir vê-los', disse Jon Cox, chefe da Europa Consumer Equities na Kepler Cheuvreux. 'Isso provavelmente terá um impacto negativo no desempenho de algumas dessas empresas.'

Kepler estimou que impostos mais altos para os ricos podem levar a um declínio de 10 a 25% nas vendas na China , atingindo a demanda global de luxo, que dificilmente será compensada em outro lugar. Isso pode levar à estagnação do setor por um ou dois anos, acrescentou Kepler. Outros estão cautelosamente otimistas.

a data de lançamento da 2ª temporada do círculo

Aneta Wynimko, gerente de portfólio da Fidelity Internacional, disse que seu fundo mantém convicção na Europa empresas de luxo, mas está monitorando os desenvolvimentos na China com cuidado, pois eles 'são difíceis de prever, como muitos eventos recentes mostraram'. 'Estamos atentos a uma possível mudança de sentimento dos consumidores em relação ao segmento de luxo', disse ela, acrescentando que Fidelidade não está muito preocupada com uma queda do poder de compra, pois parece que o regulamento anunciado apóia o crescimento da classe média.

O Barclays elevou o setor para sobreponderação, citando o recente desempenho acentuado. O UBS disse que a forte redução da classificação implica que a China de curto prazo a incerteza foi avaliada. Há uma 'boa oportunidade de compra para nomes de alta qualidade', disse, mencionando a Richemont , cujas ações caíram 9% desde o pico de agosto.

Historicamente, devido a potenciais preocupações sobre um chinês desaceleração, o setor desvalorizado em relação ao MSCIEurope Índice em média entre 15 e 30 pontos percentuais em linha com o recente repricing, calcularam analistas do UBS. Eles esperam que os ajustes fiscais da China sejam 'modestos e graduais', limitando um impacto negativo iminente no setor.