Mortais 'naufrágios invisíveis' atormentam os migrantes com destino às Ilhas Canárias

Um aumento acentuado nas mortes e desaparecimentos de migrantes no mar em direção às Ilhas Canárias da Espanha, ao longo da costa oeste da África, é um motivo de extrema preocupação para a agência de migração da ONU, IOM, disse na sexta-feira.

Crédito da imagem representativa: ANI

Um aumento acentuado nas mortes e desaparecimentos de migrantes no mar com destino às Ilhas Canárias da Espanha , ao longo da África Ocidental costa, é um motivo de 'extrema preocupação', disse a agência de migração da ONU, IOM, na sexta-feira.

No final do mês passado, o Projeto de Migrantes Desaparecidos da Organização Internacional para as Migrações (OIM) registrou 785 pessoas, incluindo 177 mulheres e 50 crianças, que morreram ou desapareceram este ano.

FrankLaczko , Diretor do Centro de Análise de Dados de Migração Global da IOM observou que os números reais são provavelmente muito maiores.

“Naufrágios invisíveis, nos quais não há sobreviventes, são considerados ocorrências frequentes nesta rota, mas são quase impossíveis de verificar”, disse ele.

Agosto mortal

Agosto foi o mês mais mortal em termos de mortes documentadas - com 379 vidas perdidas - respondendo por quase metade do número total de mortes registradas este ano, de acordo com o IOM.

Esses números revelam um aumento de duas vezes em comparação com as mortes registradas durante o mesmo período do ano passado, quando cerca de 320 pessoas perderam a vida na rota África Ocidental-Atlântico.

Mortes de migrantes disparam

Em todo o ano de 2020, 850 mortes de migrantes foram registradas nesta rota - o maior número documentado de vidas perdidas em um único ano desde 2014, quando o IOM começou a coletar dados.

Mesmo quando os barcos são relatados em perigo, é difícil determinar o número de vidas perdidas.

Nos primeiros oito meses deste ano, 9.386 pessoas chegaram às Ilhas Canárias por mar, um aumento de 140% em relação ao mesmo período em 2020 (3.933).

Dias mortais no mar

Depoimentos de sobreviventes indicaram que essas viagens estão se tornando cada vez mais arriscadas.

Um dos sete sobreviventes de um navio transportando 54 passageiros que flutuou por duas semanas - antes de virar próximo ao Maritano costa em meados de agosto - disse à IOM que, após três dias no mar, seu motor se perdeu e eles ficaram sem comida e água.

'As pessoas já estavam começando a morrer', disse o sobrevivente, descrevendo corpos atirados ao mar para aliviar a carga do barco, para evitar que todos morressem.

'Tinha gente que parecia que tinha enlouquecido, às vezes se mordia, gritava e se jogava no mar', acrescentou.

Sem deixar vestígios

Relatos de restos mortais chegando à costa ao longo da costa atlântica ou frequentemente apanhados nas redes de arrasto dos navios de pesca, são outras indicações de “naufrágios invisíveis”.

Havia gente que parecia que tinha enlouquecido, às vezes se mordiam, gritavam e se jogavam no mar - Sobrevivente

Nos primeiros seis meses de 2021, a Espanha organização da sociedade civil Fronteiras ambulantes estimou que 36 barcos indo para as Ilhas Canárias desapareceu sem deixar vestígios.

“A falta de esforços concertados para recuperar o migrante permanece nesta e em todas as rotas, significa que centenas de famílias ficaram enlutadas”, disse Laczko.

Resposta abrangente necessária

O conflito e a pobreza - agravados por medidas para conter a pandemia COVID-19, juntamente com canais de migração regulares limitados - continuam a obrigar as pessoas a empreender viagens extremamente perigosas no mar.

'Acabar com esta perda sem sentido de vidas em todas as rotas de migração marítima para a Europa requer uma resposta abrangente, capacidades de busca e resgate lideradas pelo Estado e vias para uma migração segura, ordenada e regular ', afirmou o funcionário da OIM.

Visita Notícias da ONU para mais.