Decisão da Suprema Corte dos EUA permite que Jackson participe de caso racial

A Suprema Corte deu na sexta-feira uma medida que permitirá que a nova juíza Ketanji Brown Jackson, a primeira mulher negra na corte, participe de um caso que pode levar ao fim do uso da raça nas admissões universitárias. o tribunal em 30 de junho após a aposentadoria do juiz Stephen Breyer, havia prometido durante sua audiência de confirmação para ficar de fora do caso envolvendo a política de admissões de Harvard porque ela era um membro do conselho de escolas. da Carolina do Norte.

Decisão da Suprema Corte dos EUA permite que Jackson participe de caso racial
  • Estados Unidos

O Supremo Tribunal Federal tomou nesta sexta-feira uma medida que permitirá novas Justiça Corrente Marrom Jackson , a primeira mulher negra na quadra, a participar de um caso que pode levar ao fim do uso da raça no vestibular.

quando o último reino retorna

Jackson, que ingressou na corte em 30 de junho após a aposentadoria de Justiça Stephen Breyer , havia prometido durante sua audiência de confirmação ficar de fora do caso envolvendo a política de admissões de Harvard porque ela era membro do conselho da escola.

o Harvard disputa foi juntada a um processo semelhante envolvendo a Universidade da Carolina do Norte. O tribunal dividiu o caso em dois, permitindo Jackson ouvir argumentos e votar no Carolina do Norte caso. Harvard é uma instituição privada, enquanto Carolina do Norte é uma universidade pública.

Parece improvável que a participação de Jackson faça muita diferença no resultado em um tribunal com uma maioria conservadora de 6-3 que é cética em relação ao papel da raça na educação, votação e outras áreas.

As discussões sobre uma das edições mais aguardadas do novo mandato provavelmente ocorrerão em novembro ou dezembro, mas ainda não há data anunciada.

Jackson era membro do Conselho de Supervisores de Harvard de 2016 até a primavera. É formado por ex-alunos e é um dos dois órgãos administrativos de Harvard. Ela é graduada em ambos Harvard Faculdade e Harvard Escola de Direito.

Três outros juízes também se formaram em direito em Harvard: o chefe Justiça John Roberts e Juízas Elena Kagan e Neil Gorsuch. Roberts também foi um Harvard graduação e Kagan foi o reitor da faculdade de direito por um tempo.

Mas nenhum dos outros juízes tem qualquer função atual ou recente na universidade.

A lei federal exige que todos os juízes se abstenham de casos em que sua “imparcialidade possa ser razoavelmente questionada”, incluindo laços estreitos com uma parte, interesse financeiro no resultado ou participação em um estágio anterior do caso.

O tribunal já tomou medidas semelhantes antes. Em 2020, Justiça Sônia Sotomayor descobriu um conflito em uma disputa de dois estados sobre os eleitores presidenciais. O tribunal abandonou os planos de ouvi-los juntos e acabou proferindo sua decisão principal no caso em que todos os juízes participaram.