EasyJet prepara 90% da frota, apesar das dúvidas de verão

Imagem representativa Crédito de imagem: Wikipedia
  • Reino Unido

A EasyJet disse que está preparada para aumentar os horários de voos no verão com uma flexibilização das restrições COVID-19, mas a companhia aérea de baixo custo alertou que o anúncio tardio das regras de viagem reduziu a visibilidade, uma vez que relatou uma perda maior no semestre. A EasyJet espera operar cerca de 15% da capacidade pré-crise no atual trimestre de abril-junho, disse a empresa na quinta-feira, antes de devolver as equipes licenciadas para um esperado aumento de verão.

'Temos a capacidade de flexibilizar rapidamente para operar 90% de nossa frota atual durante o período de pico do verão para atender à demanda,' o presidente-executivo, Johan Lundgren disse na declaração de resultados da companhia aérea. Com a aproximação da alta temporada, as empresas de viagens estão pressionando os governos a suspender as quarentenas e outras restrições para passageiros vacinados e destinos de menor risco.

A 'lista verde' britânica de países sem restrições está em análise nas próximas semanas, mas o governo alertou que a variante do coronavírus altamente contagiosa detectada pela primeira vez na Índia ainda pode diminuir o ritmo de reabertura. O prejuízo antes dos impostos da EasyJet aumentou para 701 milhões de libras (US $ 990 milhões) nos seis meses encerrados em 31 de março, de 193 milhões no período do ano anterior afetado apenas parcialmente pela pandemia. A receita caiu 90%, para 240 milhões de libras, em um declínio igualmente acentuado no número de passageiros para 4,1 milhões.

Ressaltando as dúvidas do verão, a companhia aérea não deu um plano firme de capacidade para o quarto trimestre de julho-setembro. 'Dado o nível contínuo de incerteza de curto prazo, não seria apropriado fornecer qualquer orientação financeira adicional', disse o órgão. A transportadora disse que seu programa de corte de custos está a caminho de economizar 500 milhões de libras este ano.

As ações da EasyJet, que subiram 18% desde o início de 2021, caíram 1,5% às 1118 GMT. Mesmo assim, as condições estão propícias para uma recuperação do verão. Os estados da união concordaram na quarta-feira em diminuir as restrições aos visitantes vacinados, aumentando as esperanças de recuperação.

Pendente de implantação do passe digital de saúde da UE, Bernstein o analista Daniel Roeska disse que o anúncio foi 'um passo importante para a abertura das viagens aéreas na UE e deve apoiar os preços das ações da easyJet e de outras companhias aéreas da UE'. A EasyJet disse que adicionou mais de 105.000 assentos - muitos para Portugal - 24 horas após a publicação da lista verde do Reino Unido, o que gerou um pico de reservas.

“Sabemos que há uma demanda reprimida”, disse o CEO Lundgren. ($ 1 = 0,7087 libras)