MERCADOS EMERGENTES-Yuan salta na China-EUA. conversas; Decisão de taxa russa de olho

Os ativos dos mercados emergentes receberam sinais de que Washington e Pequim podem estar procurando amenizar as relações tensas, enviando o iuane da China para cima 0,3% na sexta-feira, enquanto o rublo da Rússia se firmou antes de um aumento das taxas esperado em uma reunião do banco central. O índice MSCI de ações da EM também subiu cerca de 1%, animado por uma ligação entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o líder chinês Xi Jinping.

Crédito da imagem representativa: Pixabay

Ativos de mercados emergentes receberam sinais de que Washington andBeijing pode estar procurando amenizar as relações tensas, fazendo com que o iuane da China subisse 0,3% na sexta-feira, enquanto o rublo da Rússia se firmava antes de um aumento das taxas esperado em uma reunião do banco central.

O índice MSCI de ações EM também subiu cerca de 1%, animado por uma chamada entre os EUA. Presidente Joe Biden e chinês líder Xi Jinping. Uma relação explosiva entre as duas maiores economias dos ex-EUA. Presidente Donald Trump turvou os mercados e contribuiu para a desaceleração do crescimento econômico.

O yuan registrou sua melhor sessão em seis semanas, sendo negociado na última vez a 6,44 em relação ao dólar, registrando sua terceira semana consecutiva de ganhos. 'Sinais de vontade de empurrar as conversas bilaterais para um caminho mais sério podem ser um resultado positivo para ativos de risco regionais, mas as repercussões para os sentimentos podem ser restringidas sem uma tradução mais perceptível para mudanças de política', disse os estrategistas do Maybank FX.

O índice EM, no entanto, foi definido para terminar a semana em baixa, uma vez que pesavam as preocupações sobre a desaceleração da recuperação econômica global da pandemia de coronavírus. Mais uma má notícia para a incorporadora imobiliária crivada de dívidas China Evergrande, JPMorgan reduziu sua meta de preço para a empresa de HK $ 7,20 de HK $ 2,80 na sexta-feira.

O banco central da Rússia deve aumentar sua taxa básica de juros em 50 pontos-base, para 7% - sua quinta alta neste ano - à medida que se aproxima do fim de um ciclo de alta empreendido para conter a inflação. Em agosto, a inflação anual da Rússia atingiu um pico de 5 anos.

O rublo subiu 0,4% e foi definido para registrar seu terceiro ganho consecutivo semanal, salvo qualquer decepção do banco central. A decisão deve ser tomada às 10h30 GMT, seguida por uma entrevista coletiva às 12h00 GMT pela governadora Elvira Nabiullina. O rand da África do Sul ficou perto das máximas de 11 semanas, atingidas na última sessão, quando os dados mostraram que seu superávit em conta corrente aumentou para níveis recordes.

TheKenyan xelim subiu marginalmente depois que as entradas de moeda forte na dívida do governo ajudaram a obter alguns ganhos e se afastar das mínimas de janeiro na sessão anterior. ativos foram reforçados por aFitch melhoria. A agência de classificação disse que a economia teve desempenho superior ao de outras nações durante a pandemia do coronavírus e aumentou sua classificação em um nível na categoria de alto grau de investimento.

Da noite para o dia, o real brasileiro saltou 2,4%, respondendo por quase todas as perdas de quarta-feira, após o presidenteJair Bolsonaro afastou-se de uma rivalidade com a Suprema Corte. O sol do Peru foi observado depois que o banco central do país elevou sua taxa básica de juros em 50 pontos base, para 1%, após o fechamento do mercado na quinta-feira, mas manteve um tom acomodatício.