A limpeza aprimorada de GST dos últimos meses agora deve ser 'novo normal': FM

Crédito de imagem: Twitter (@ShekharGupta)
  • Índia

Ministro das Finanças NirmalaSitharaman na quinta-feira, disse que a base de contribuintes quase dobrou para 1,28 crore em quatro anos de implantação da reforma tributária histórica e o aumento do GST nos últimos meses agora deve ser o 'novo normal'.

Em uma mensagem por escrito aos fiscais no quarto aniversário do lançamento do GST, ela disse implementar qualquer reforma dessa escala em um país grande e diverso como a Índia pode ser altamente desafiador, mas o GST trouxe facilidade no cumprimento do contribuinte e reduziu a carga tributária do homem comum.

Por oito meses consecutivos, Bens e as receitas do Imposto sobre Serviços (GST) ultrapassaram a marca de Rs 1 lakh crore e atingiram um recorde de Rs 1,41 lakh crore em abril de 2021.

piratas dos filmes caribenhos

'' Um trabalho louvável foi realizado no ano passado, tanto na área de facilitação quanto de fiscalização, com numerosos casos de revendedores fraudulentos e de ITC registrados. A arrecadação de receita aprimorada nos últimos meses agora deve ser o 'novo normal', 'Sitharaman disse.

Nos últimos quatro anos, a base de contribuintes do GST quase dobrou para 1,28 crore de 66,25 lakh.

Ministro de Estado das Finanças, Anurag SinghThakur , em sua mensagem no Dia do GST, disse que no ano passado foi alcançado um equilíbrio entre a facilitação do comércio e a fiscalização.

A campanha de fiscalização lançada pelo Conselho Central de Impostos Indiretos andCustoms (CBIC) em novembro de 2020 resultou na detecção de casos de ITC falso (crédito tributário a montante) e evasão de GST de mais de Rs 29.000 crore até agora, Thakur disse.

Um GST nacional, que englobava 17 impostos locais, como imposto de consumo, imposto sobre serviços e imposto sobre valor agregado (IVA), e 13 cesses, foi lançado em 1º de julho de 2017.

namoro hyun bin

Expressando satisfação por superar a maioria dos desafios de implementação do GST, incluindo duas ondas da pandemia COVID-19, o ministro também agradeceu aos contribuintes por seu apoio em tornar o GST uma realidade.

TheCBIC estará emitindo certificados de apreciação para 54.439 pagadores de GST para a apresentação oportuna de devoluções e um pagamento em dinheiro de GST nos últimos quatro anos. Mais de 88% desses contribuintes são de micro, pequenas e médias empresas.

Suas externalidades positivas, como mercado unificado, eliminação da cascata e maior competitividade de bens e serviços, ajudaram a impulsionar o crescimento econômico, levando-nos ainda mais no caminho da prosperidade '', disse ela ao elogiar os fiscais centrais e estaduais por tornarem o GST um sucesso .

'' Qualquer reforma dessa escala, em um país grande e diverso como o nosso, só pode ser altamente desafiador. O Conselho do GST demonstrou imensa sagacidade e sabedoria ao corrigir as preocupações legítimas dos contribuintes e cidadãos, corrigindo o curso sempre que necessário. Isso se manifestou não apenas em medidas para aliviar a carga tributária sobre os contribuintes, especialmente as MPMEs, mas também na redução da carga tributária sobre o homem comum, '' Sitharaman adicionado.

Discursando em um webinar no Dia do GST, Ministro dos Transportes Rodoviários, Nitin Gadkari disse que o GST ajudará a alcançar a visão de economias de US $ 5 trilhões até 2025. Sob o GST, as empresas com um faturamento anual de até Rs 40 lakh estão isentos do GST. Além disso, aqueles com um faturamento de até Rs 1,5 crore podem optar pelo esquema de composição e pagar apenas 1% de imposto. Para serviços, as empresas com faturamento de até Rs 20 lakh por ano estão isentas do GST. Um provedor de serviços com faturamento de até Rs 50 lakh por ano pode optar por um esquema de composição de serviços e pagar apenas 6% de imposto.

De acordo com o GST, é cobrada uma estrutura de quatro alíquotas que isenta ou impõe uma baixa alíquota de imposto de 5% sobre itens essenciais e uma alíquota máxima de 28% sobre carros. Os outros impostos são de 12% e 18%. Na era pré-GST, o total de IVA, impostos especiais de consumo, CST (imposto central sobre vendas) e seu efeito em cascata levavam a 31% como impostos a pagar, em média, para um consumidor.

modo de direção assistente do google

O GST também representa um exercício sem precedentes no federalismo fiscal. O Conselho do GST , que reúne os governos central e estadual, já se reuniu 44 vezes para debater como vai funcionar o imposto.