Estudo: Dormir bem antes do jardim de infância ajuda as crianças a se acostumarem com a escola

A transição para o jardim de infância é um marco notável para crianças e famílias que normalmente se preparam reunindo material escolar e conhecendo o professor. Novas pesquisas sugerem que uma maneira importante de se preparar para a transição para a primeira vez na escola é desenvolver uma rotina na hora de dormir na qual as crianças durmam consistentemente pelo menos 10 horas à noite, o que as ajudará a se ajustar durante a transição.


  Estudo: Dormir bem antes do jardim de infância ajuda as crianças a se acostumarem com a escola
Imagem Representativa. Crédito da imagem: ANI
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  • Estados Unidos

A transição para o jardim de infância é um marco notável para crianças e famílias que normalmente se preparam reunindo material escolar e conhecendo o professor. Novas pesquisas sugerem que uma maneira importante de se preparar para a transição para a primeira vez na escola é desenvolver uma rotina na hora de dormir na qual as crianças durmam consistentemente pelo menos 10 horas à noite, o que as ajudará a se ajustar durante a transição. Em um novo estudo publicado na revista Pediatrics, uma equipe de pesquisadores liderada por Doug Teti, distinto professor de desenvolvimento humano e estudos da família, professor de psicologia e pediatria e chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Estudos da Família, descobriu que, além para um ajuste mais fácil ao jardim de infância, as crianças que dormem pelo menos 10 horas durante a noite regularmente demonstraram mais sucesso no desenvolvimento emocional, envolvimento com a aprendizagem e desempenho acadêmico ao longo do ano do jardim de infância. Isso foi encontrado depois de controlar estatisticamente as relações de renda e necessidades das famílias, o estado de saúde da criança e o número de dias perdidos na escola.



Os pesquisadores usaram um relógio de rastreamento de movimento para registrar os hábitos de sono de 220 crianças por quatro períodos de uma semana ao longo do ano do jardim de infância, começando em julho-agosto antes do início do ano letivo. Eles então mediram os hábitos de sono dessas crianças novamente em setembro, novembro e abril. Paralelamente a esses períodos de acompanhamento, professores e funcionários avaliaram as adaptações dos alunos ao jardim de infância. “Descobrimos que as crianças que dormiam 10 ou mais horas por noite regularmente, principalmente antes do início do ano do jardim de infância, tendiam a manter esse padrão de sono mais ideal durante todo o ano do jardim de infância”, disse Teti. 'Isso tem implicações significativas para qualquer pessoa interessada em promover padrões de sono mais saudáveis ​​em crianças que estão fazendo a transição para a primeira vez na escola; os pais devem fazer o que puderem para ajudar seus filhos a dormir regularmente - se não todo - durante a noite. antes mesmo do ano letivo começar.'

Com esses dados, os pesquisadores também analisaram a regularidade com que as crianças dormiam pelo menos 10 horas ao longo de 24 horas, em vez de dormir apenas à noite. Dormir 10 ou mais horas de sono ao longo de 24 horas não teve influência na transição da criança para o jardim de infância. A descoberta sugere que 'compensar' menos sono à noite tirando sonecas durante o dia não tem grande valor para ajudar as crianças a se adaptarem à escola. A Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) recomenda que as crianças em idade de jardim de infância durmam de 10 a 13 horas em um período de 24 horas. No entanto, o resultado deste estudo indica que, para as crianças que estão prestes a iniciar a escolarização formal, essas horas devem ser concentradas no período noturno para ter maior impacto na transição e sucesso da criança no jardim de infância.





Para as famílias que esperam que seus filhos comecem o jardim de infância, Teti sugere estabelecer rotinas e expectativas para uma higiene do sono saudável antes mesmo do início das aulas. 'A higiene do sono são os hábitos que adotamos que influenciam a forma como dormimos', disse Teti. “Uma boa higiene do sono para crianças deve incluir rotinas organizadas e consistentes na hora de dormir, acesso limitado à tela e hora de dormir às 21h ou antes.”

Teti recomenda evitar o tempo de tela, incluindo TVs, videogames e tablets, pelo menos 30 minutos antes de dormir. Ele também recomenda estar envolvido e presente durante a hora de dormir das crianças, implementando uma rotina consistente e calmante na hora de dormir que ajuda a preparar as crianças para o sono. Essa rotina pode incluir a hora do banho, ler um livro e conversar em um ambiente silencioso. 'Uma boa higiene do sono parece ser tão benéfica para as crianças quanto para os adultos. Estabelecer hábitos que levem a uma boa noite de sono antes do início do ano do jardim de infância parece dar às crianças uma vantagem na transição para a escola formal. resultados promissores, e esperamos testá-los ainda mais em um futuro estudo de intervenção familiar.' (ANI)