UE diz que comércio e conselho de tecnologia dos EUA devem aumentar sua influência, definem regras para o século 21

O Conselho de Comércio e Tecnologia dos EUA e da UE (TTC) dará à Europa mais influência e estabelecerá padrões e regras para o século 21, disseram os chefes de comércio e digital da UE, ressaltando as preocupações globais sobre o poder crescente da China. Os comentários de Valdis Dombrovskis e Margrethe Vestager ocorreram antes da primeira reunião do TTC em Pittsburgh na quarta-feira, quando os Estados Unidos e a Europa se enfrentam com a China em áreas que vão do comércio à defesa, tecnologia e direitos humanos.

Conselho de Comércio e Tecnologia EUA-UE (TTC) dará a Europa mais influência e definir padrões e regras para o século 21, disseram os chefes de comércio e digital da UE, ressaltando as preocupações globais sobre o poder crescente da China.

Os comentários de Valdis Dombrovskis e MargretheVestager veio antes da primeira reunião do TTC em Pittsburgh na quarta-feira e como oUnited Estados e Europa enfrentar a China em áreas que vão do comércio à defesa à tecnologia e aos direitos humanos. 'Há uma real importância estratégica e geopolítica para esta nova plataforma como uma forma de definir padrões e regras para o século 21. Então, precisamos deste Conselho para ampliar nosso status ', disse Dombrovskis aos repórteres.

Dombrovskis insistiu, no entanto, que a plataforma não era direcionada a nenhum país em particular. 'TTC não é sobre nenhum país terceiro específico, é sobre cooperação e coordenação em uma série de áreas políticas entre os Estados e a UE ', disse ele.

Os 10 grupos de trabalho do Conselho se concentrarão em padrões de tecnologia, tecnologia verde, segurança da cadeia de suprimentos, governança de dados, controles de exportação, triagem de investimentos e questões de comércio global, entre outros. Todas essas áreas são fundamentais para a UE, Vestager disse.

'O que alcançamos é um pacote que cobre, eu acho, interesses ofensivos e defensivos', disse ela a repórteres. Dombrovskis disse francês fúria com a decisão da Austrália de desfazer-se de um acordo de submarino de $ 40 bilhões por um com o Reino Unido Estados e Reino Unido não deve desviar a UE dos seus interesses a longo prazo.

'Somos aliados, parceiros e amigos e, sim, amigos podem facilmente cometer erros de vez em quando, e vimos isso nas últimas semanas, mas sabíamos que essa questão não deveria obscurecer nosso julgamento sobre nossas alianças estratégicas', disse ele. Secretário de Estado Antony Blink ,Comércio Secretária Gina Raimondo e Representante Comercial Katherine Tai serão os co-presidentes da reunião com Dombrovskis e Vestager.

A UE espera realizar uma segunda reunião na próxima primavera na Bélgica.