Eutelsat da França em negociações sobre possível fusão com a operadora de satélites britânica OneWeb

A união também é politicamente sensível, pois reuniria o bilionário indiano Sunil Bharti Mittal, França, China e Grã-Bretanha como acionistas da entidade combinada. A Eutelsat disse que estima que o mercado de 'conectividade por satélite' valerá cerca de US$ 16 bilhões até 2030.

França's Eutelsat in talks over possible merger with UK satellite operator OneWeb
Crédito da imagem Eutelsat: Wikipedia
  • França

A empresa francesa de satélites Eutelsat disse que está em negociações com a rival britânica OneWeb sobre um possível acordo de fusão, que ajudaria as duas empresas a desafiar empresas como Starlink, da SpaceX, de Elon Musk, e Project Kuiper, da Amazon.com.

'Após recentes rumores de mercado, a Eutelsat Communications confirma que se engajou em discussões com seus co-acionistas da OneWeb sobre uma potencial combinação de ações para criar um líder global em conectividade com atividades complementares GEO/LEO', disse a Eutelsat na segunda-feira. As negociações foram baseadas em uma transação que resultaria em acionistas da Eutelsat e OneWeb cada um com 50% da nova entidade combinada, enquanto não havia garantias de que as negociações resultariam em qualquer acordo final, acrescentou a Eutelsat.

A transação fortaleceria ambas as empresas na corrida para construir uma constelação de satélites de baixa órbita, desafiando o Starlink da SpaceX e o Projeto Kuiper da Amazon.com Inc. A união também é politicamente sensível, pois reuniria o bilionário indiano Sunil Bharti Mittal, França, China e Grã-Bretanha como acionistas da entidade combinada.

A Eutelsat disse que estimou que o 'mercado de conectividade de satélites valerá cerca de US$ 16 bilhões até 2030. A demanda por lançamentos de satélites deve acelerar depois que sanções recentes afastaram a indústria russa de lançamentos espaciais e constelações gigantes de satélites podem oferecer um novo canal para transmitir internet de banda larga de espaço.