Exames do conselho CBSE sendo divididos em dois termos, motivo por trás dos melhores resultados: Escolas

Crédito de imagem da imagem representativa: ANI
  • Índia

O aumento na porcentagem de aprovação nos exames do conselho em relação às pontuações pré-pandemia pode ser atribuído em parte à sessão acadêmica de 2021-22 sendo dividida em dois termos, de acordo com os diretores das escolas.

Em uma primeira dessas instâncias, a sessão acadêmica foi dividida em dois períodos na última sessão.

Enquanto os exames do primeiro semestre foram realizados durante novembro-dezembro, os exames do segundo semestre foram realizados em maio-junho.

'Os alunos tiveram mais tempo e um programa comparativamente menor para cobrir, examinar e revisar nos dias e licenças preparatórias anteriores ao início dos exames terminais', Pallavi Upadhyaya , Formar-se , DPS RNE, disse.

'Isso naturalmente levou a uma compreensão e compreensão mais refinadas dos tópicos, o que também levou a uma melhora na redação de suas respostas. Eles são mais capazes de entender os capítulos, com mais tempo disponível e também fazem revisões suficientes antes de dar exames'', disse ela.

elsa congelada 1

De acordo com Sangeeta Hajela , Formar-se , DPS Indirapuram , a divisão foi naturalmente mais eficiente, do que preparar um vasto programa de exames para um exame final.

“Como eles têm um currículo comparativamente mais curto para entender, isso levou a um aumento em seus níveis de compreensão, capacidade de retenção e estudos focados em revisões. Os exames terminais deixaram uma sala aberta para revisões repetidas, que os alunos costumavam ignorar devido ao enorme programa para o qual eles tinham que estudar', Hajela disse. 'A compreensão mais clara dos tópicos também é retratada em seus scripts de resposta, onde eles enfatizam mais a escrita de respostas baseadas em valores, em vez de respostas longas e banais'', disse ela.

Os resultados do exame de 2022 para as turmas 10 e 12 foram anunciados na sexta-feira.

Um total de 92,7% dos alunos foram aprovados no exame da Classe 12 e 94,40% passaram no exame da Classe 10.

Na Classe 12, 1.34.797 alunos pontuaram acima de 95% e 33.432 pontuaram acima de 90%.

Na Classe 10, 64.908 candidatos pontuaram acima de 95% e 2.36.993 pontuaram acima de 90%.

''Com mais tempo e menos currículo para cobrir devido aos exames terminais, os alunos são capazes de ter um bom desempenho nos exames, com a maioria deles pontuando acima de 90 ou 95 pc. O programa foi dividido e aliviou as pressões do estudo sobre os alunos e reduziu a dependência das revisões da meia-noite'', disse Anshu Mittal, Formar-se , Escola MRG , Rohini.

“Eles reduziram o currículo para entender em cada termo, levando a uma compreensão mais concreta e nítida dos tópicos e capítulos do assunto. Isso se reflete claramente em sua prática de redação de respostas pré-Conselho e testes simulados.

'Retrata um discernimento mais preciso, claro e puro de tópicos complexos e obscuros, o que lhes traz mais pontos de clareza e expressão nos exames terminais'', acrescentou.

O conselho decidiu conceder 30 por cento de ponderação para o primeiro período e 70 por cento de ponderação para os exames do segundo período para cálculo dos resultados finais.

Pooja Bose, Formar-se , Escola Mundial do Pacífico , Grande Noida , disse que como os exames do Conselho aconteciam em dois semestres, isso definitivamente aumentou a eficiência dos alunos, pois a distribuição do currículo era uniforme.

“Os alunos desenvolveram uma compreensão experiente de capítulos e assuntos, que antes achavam difícil de compreender, pois tinham um tempo definido antes dos exames.

'Isso também levou a uma diminuição em seus hábitos de procrastinação, o que os ajudou a estudar de maneira responsável e com limite de tempo. A substância e a essência de suas respostas viram uma grande melhoria, o que aumentou imensamente suas notas nos exames do conselho', disse ela. .

Os funcionários do conselho, no entanto, alegaram que esta sessão acadêmica foi “especial” e não pode ser comparada com as sessões anteriores.

''A COVID, a não realização das aulas, a realização de exames duas vezes, a realização de um exame de tipo objetivo, a resposta aos OMRs, a avaliação pelas escolas, etc., tornaram esta sessão especial e, portanto, não pode ser comparada com nenhuma das sessões anteriores. ,'' Exame CBSE Controlador Sanyam Bhardwaj disse.

A CBSE decidiu voltar à prática convencional de realizar exames do conselho uma vez por ano.