EXCLUSIVE-U.S. financiamento captado para cabo submarino do Pacífico depois que a China rejeitou

Os Estados Federados da Micronésia usarão um mecanismo de financiamento dos EUA para construir um cabo de comunicações submarinas do Pacífico, disseram duas fontes à Reuters, após rejeitar uma proposta liderada por uma empresa chinesa que foi considerada uma ameaça à segurança por funcionários dos EUA. Nos últimos anos, os Estados Unidos demonstraram grande interesse em vários planos de instalação de cabos de fibra ótica no Pacífico, projetos que proporcionariam comunicações aprimoradas às nações insulares.

Crédito da imagem: Flickr

Nos últimos anos, os Estados Unidos demonstraram grande interesse em vários planos de instalação de cabos de fibra ótica no Pacífico, projetos que proporcionariam comunicações aprimoradas às nações insulares. Os cabos submarinos têm capacidade de dados muito maior do que os satélites, levando Washington a levantar preocupações de que o envolvimento de empresas chinesas comprometeria a segurança regional. Pequim negou consistentemente qualquer intenção de usar a infraestrutura de cabos para espionagem.

Duas fontes com conhecimento dos planos disseram que a FSM usaria fundos dos EUA para construir uma linha entre dois de seus quatro estados, Kosrae a Pohnpei, replicando parte de uma rota proposta em um projeto anterior de US $ 72,6 milhões apoiado pelo Banco Mundial e Banco Asiático de Desenvolvimento. A Reuters relatou em junho que o projeto, que também abrangia Nauru e Kiribati, foi destruído depois que Washington levantou preocupações de que o contrato seria concedido à Huawei Marine, agora chamada HMN Technologies e controlada majoritariamente pela Hengtong Optic-Electric Co Ltd., listada em Xangai.

Uma fonte disse à Reuters que FSM retiraria cerca de US $ 14 milhões do American Rescue Plan, uma instalação dos EUA criada pelo presidente Joe Biden para distribuir fundos em casa e no exterior para combater os impactos econômicos e de saúde da pandemia COVID-19. A FSM disse que está comprometida em fornecer conectividade de fibra para o estado de Kosrae e, posteriormente, conectividade com Kiribati e Nauru. Ele não respondeu diretamente a perguntas sobre o financiamento dos EUA.

O Departamento de Estado dos EUA não quis comentar. Os Estados Unidos e a FSM têm uma longa relação geopolítica, consagrada no Compact of Free Association, um acordo de décadas entre os Estados Unidos e seus antigos territórios de confiança do Pacífico. Segundo esse acordo, Washington é responsável pela defesa da nação insular.

A segunda fonte disse que o cabo financiado pelos EUA provavelmente se conectaria ao cabo submarino HANTRU-1, uma linha usada principalmente pelo governo dos EUA que se conecta ao território de Guam no Pacífico dos EUA. Ambas as fontes falaram sob condição de anonimato, pois não estavam autorizadas a falar publicamente.

O Banco Mundial disse em um comunicado que está trabalhando com FSM e Kiribati para mapear seus próximos passos após a licitação original para o projeto maior, concluída sem contrato concedido. POLÍTICA DO PACÍFICO

Os cabos submarinos representam uma das frentes mais novas e sensíveis na rivalidade entre a China e os EUA nas águas estratégicas do Pacífico. Embora a FSM tenha laços estreitos com os Estados Unidos, também tem relações diplomáticas e comerciais de longa data com a China.

Legisladores norte-americanos proeminentes alertaram que as empresas chinesas poderiam minar as propostas competitivas, oferecendo propostas subsidiadas pelo Estado, relatadas anteriormente pela Reuters. O Departamento de Comércio dos EUA lista publicamente a Huawei Marine em sua chamada 'Lista de Entidades' - conhecida como lista negra - que restringe a venda de produtos e tecnologia dos EUA para a empresa. O Departamento disse à Reuters que o novo proprietário da Huawei, HMN Tech, também seria capturado sob essas restrições.

A China refutou veementemente as acusações. O Ministério das Relações Exteriores da China disse em um comunicado à Reuters que as empresas chinesas têm um bom histórico de segurança cibernética. 'A chamada ameaça à segurança dos EUA é totalmente infundada e tem segundas intenções', disse o comunicado. 'Quem é realmente o' império hacker '- espionando e roubando segredos - é claro para o mundo.'

A Austrália, um forte aliado regional dos Estados Unidos, aumentou sua presença no Pacífico por meio da criação de um mecanismo de financiamento de infraestrutura de A $ 2 bilhões ($ 1,48 bilhão) que as nações insulares podem potencialmente acessar para projetos de cabo. Nauru está negociando planos para explorar o sistema do Coral Sea Cable, apoiado pela Austrália, por meio das Ilhas Salomão, disseram fontes à Reuters em junho.