O EXPLAINER-Apple oferece aos aplicativos 'leitores' uma maneira de contornar as comissões. Quem ganha?

A Apple Inc. fez na quarta-feira uma nova concessão sobre como os desenvolvedores da App Store trabalham com os clientes: ela permitirá que aplicativos de assinatura e conteúdo que chama de aplicativos de 'leitores', uma categoria que potencialmente inclui Netflix, Disney + e Kindle da Amazon, forneçam aos usuários um acesso direto link para seu site para inscrições, evitando uma comissão da Apple. A mudança segue algumas concessões aos desenvolvedores na semana passada e ocorre enquanto a fabricante do iPhone enfrenta desafios legais e regulatórios às regras que força os fabricantes de aplicativos a seguir, incluindo um processo antitruste acompanhado de perto pelo criador de 'Fortnite', Epic Games.

A Apple Inc. fez na quarta-feira uma nova concessão sobre como os desenvolvedores da App Store trabalham com os clientes: permitirá aplicativos de assinatura e conteúdo que chama de aplicativos de 'leitores', uma categoria que potencialmente inclui o Netflix , Disney + e Amazon's Kindle, para fornecer aos usuários um link direto para seu site para inscrições, evitando um maçã comissão.

A mudança segue algumas concessões aos desenvolvedores na semana passada e ocorre no momento em que a fabricante do iPhone enfrenta desafios legais e regulatórios às regras que força os fabricantes de aplicativos a seguir, incluindo um processo antitruste apresentado de perto pelo criador de 'Fortnite', oEpic Jogos O QUE SÃO APLICATIVOS DE 'LEITOR'?

maçã afirma que os aplicativos 'leitores' fornecem conteúdo adquirido anteriormente ou assinaturas de revistas, jornais, livros, serviços de música e vídeo baseados em aplicativos. Ele determina quais empresas atendem a essa definição. Apple não divulga os aplicativos que categoriza como aplicativos de 'leitores', mas leitores de e-books, como Kindle, serviços de streaming de vídeo e música, como o Spotify , Netflix , AT&T'sHBO Max e Disney + Hulu provavelmente cairão nesta categoria.

Quando um usuário se inscreve em um serviço pago de dentro de um aplicativo, a assinatura é considerada uma compra dentro do aplicativo, o que significa que a Apple requer que o aplicativo use seu sistema de pagamento e cobra uma comissão. Muitos streaming de música e vídeo contornam essas comissões, que variam de 15% a 30%, pedindo aos usuários que se inscrevam e insiram os detalhes de pagamento em seus sites, em vez de dentro do aplicativo. impediu os desenvolvedores de fornecer um link em seus aplicativos para fazer isso.

O QUE NÃO ESTÁ COBERTO? O pagamento de outros serviços, como videogames, não é alterado, segundo o japonês autoridades, cuja investigação levou à nova política global, embora as autoridades tenham dito que poderiam investigar transações de jogos no futuro.

Isso significa a maior luta contra as políticas da Apple, a contestação do tribunal antitruste pelo fabricante de 'Fortnite', oEpic , continuou. Espera-se que um juiz profira uma decisão em breve nesse caso. Aplicativos que oferecem bens físicos ou serviços, como Amazon , Uber e Lyft , não pague nenhuma taxa porque a Apple não considera suas vendas como 'bens digitais'.

O NOVO NEGÓCIO SATISFARÁ OUTROS REGULADORES E FABRICANTES DE JOGOS Certamente, não todos. Muitos desenvolvedores de aplicativos, muito além daqueles que fazem 'leitores', expressaram raiva com as regras rígidas e as comissões exorbitantes da Apple, levando reguladores e legisladores antitruste em vários países a examinar como a empresa administra sua App Store.

Índia lançou um novo caso antitruste horas depois do Japão chegou a um acordo com a Apple , enquanto a Coreia do Sul aprovou um projeto de lei para impor restrições ao Google e as políticas de pagamento da Apple. 'Se eles se abrissem para isso por causa da pressão regulatória ... isso poderia ser um começo para algo, talvez ainda maior, onde não são apenas os aplicativos de leitura, mas também podem incluir aplicativos de jogos e namoro online', analista da Evercore ISI, Shweta Khajuria disse.

QUEM GANHA E PERDE? Empresas de assinatura e conteúdo como a Netflix andSpotify achará fácil inscrever assinantes.

Os usuários de tais aplicativos 'leitores' acharão mais fácil se inscrever a partir de um link nos aplicativos, muitos dos quais atualmente não oferecem nenhuma instrução sobre como se inscrever fora do aplicativo e, em vez disso, oferecem apenas uma tela de login minimalista para os assinantes existentes. maçã é improvável que perca uma receita significativa porque muitos dos maiores aplicativos de 'leitor' como o Spotify AndNetflix parei de usar os sistemas de pagamento no aplicativo anos atrás.

Quaisquer perdas de receita para Apple são mais prováveis ​​de vir de aplicativos de conteúdo promissores que agora terão mais facilidade em inscrever usuários pagos fora do aplicativo e, portanto, podem ser menos propensos a usar o sistema de pagamento no aplicativo da Apple. Mesmo após a mudança, a etapa extra de seguir um link para um site externo pode desencorajar muitos usuários de concluir o processo de inscrição.

Analistas disseram que as mudanças permitirão que desenvolvedores menores, que não têm escala para atingir milhões de usuários, mantenham um relacionamento direto com os usuários. 'Provavelmente haverá algum desapontamento por não haver maiores concessões dadas,' Susannah Streeter , um analista de mercado da Hargreaves Lansdown, disse.

'A Apple ainda está em uma fortaleza', disse ela, acrescentando que a empresa não vai mostrar nenhuma fraqueza enquanto aguarda uma decisão no Epic caso.