O primeiro voo humanitário para Cabul marca o 'ponto de viragem' da crise: PMA

O retorno dos voos humanitários a Cabul desde a tomada do Afeganistão pelo Taleban é um ponto de inflexão na crise, disse o Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) na terça-feira.

Imagem representativa Crédito de imagem: ANI

O retorno dos voos humanitários para Cabul desde o Taliban aquisição do Afeganistão é um ponto de inflexão na crise, disse o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU na terça-feira.

Mais de 90 por cento das famílias estão lutando para encontrar o suficiente para comer e, com o inverno se aproximando rapidamente, as agências de ajuda estão 'lutando para atender às enormes necessidades antes que seja tarde demais', disse o porta-voz do PMA, Tomson Phiri, que falava em Genebra. .

O Serviço Aéreo Humanitário liderado pelo PMA (UNHAS) completou três voos cargueiros desde a reabertura da ligação aérea para Cabul em 12 de setembro, trazendo suprimentos médicos em nome da Organização Mundial da Saúde.

Isso permitiu que 'equipes de resposta humanitária e itens de socorro tão necessários chegassem aos desesperados afegãos em vários locais em todo o país '. Antes disso, UNHAS conectou Islamabad ,Paquistão , para o Afeganistão cidades de Mazar-i-Sharif, Kandahar andHerat , desde 29 de agosto, disse o Sr. Phiri.

Mais necessário para evitar a catástrofe

Por meio de seus seis escritórios de campo em todo o país, o WFP tem intensificado suas operações. Comboios de alimentos estão se deslocando por todo o país e, somente em agosto, “mais de 400.000 pessoas receberam assistência”.

No entanto, para 'evitar uma catástrofe humanitária, é necessário muito mais', disse o Sr. Phiri. “O PMA precisa atingir nove milhões de pessoas por mês até novembro se quiser cumprir sua meta planejada de 14 milhões até o final de 2021”.

Para manter os serviços aéreos funcionando, são necessários US $ 30 milhões além dos US $ 200 milhões necessários para reabastecer o oleoduto de alimentos e transportar suprimentos para o país antes que o inverno chegue, disse o porta-voz do PMA.

Operações intensificadas

De acordo com o Sr. Phiri, desde o início de 2021, o PMA já atendeu mais de 6,4 milhões de pessoas, incluindo 470.000 deslocados internos.

Entre eles estão 170.000 mulheres grávidas e lactantes e 750.000 crianças pequenas que precisam de tratamento para desnutrição ou que correm o risco de ficarem desnutridas. O PMA também implantou mais 34 equipes móveis de saúde desde o início de agosto, somando um total de 117.

De 15 de agosto a 7 de setembro, o PMA forneceu assistência alimentar e nutricional a cerca de 600.000 pessoas, incluindo 13.500 crianças sob o programa de merenda escolar e 105.000 mães e crianças pequenas.

Durante o mesmo período, a agência trouxe mais 29 cargas de caminhão para o país, incluindo Suplementos Nutricionais à Base de Lípides (LNS), para a prevenção e tratamento da desnutrição.

O Sr. Phiri acrescentou que, em antecipação às altas necessidades de alimentos e maiores interrupções nas cadeias de abastecimento, alimentos e outros estoques foram posicionados em pontos estratégicos de fronteira no Paquistão , Tajiquistão e Uzbequistão. Um centro logístico de 5.000 metros quadrados também está sendo estabelecido emTermez , Uzbequistão , ele disse.

Visita Notícias da ONU para mais.