Ganhos do FOREX-Euro após o BCE dizer que vai desacelerar o ritmo de compra de títulos

O euro ampliou ganhos modestos em relação ao dólar na quinta-feira, depois que o Banco Central Europeu, conforme esperado, disse que reduziria ligeiramente o ritmo de compra de títulos sob seu esquema de emergência. O euro subiu 0,3% para a alta do dia de $ 1,1840 imediatamente após o anúncio, mas depois caiu para $ 1,1837, bem abaixo da alta de dois meses de sexta-feira de $ 1,1909.

Crédito de imagem representativa: Twitter (@ecb)

O euro estendeu ganhos modestos em relação ao dólar na quinta-feira, depois que o Banco Central Europeu, conforme esperado, disse que reduziria ligeiramente o ritmo de compra de títulos sob seu esquema de emergência.

O euro subiu 0,3% para a alta do dia de $ 1,1840 imediatamente após o anúncio, mas depois caiu para $ 1,1837, bem abaixo da alta de dois meses de sexta-feira de $ 1,1909. O BCE vai nos próximos três meses comprar títulos sob seu Programa de Compra de Emergência Pandêmica de 1,85 trilhão de euros (PEPP) a um ritmo moderadamente menor do que os 80 bilhões de euros por mês que comprou nos dois trimestres anteriores.

Esse é um passo simbólico para desfazer a ajuda econômica de emergência que implementou durante a pandemia. Analistas ouvidos pela Reuters disseram que viram a compra de títulos no programa de compra de emergência pandêmica do BCE (PEPP) cair para possivelmente 60 bilhões de euros (US $ 71 bilhões) por mês, antes de uma nova queda no início do próximo ano e do fim do esquema em março.

Mas o BCE não sinalizou qualquer retirada adicional de suporte e manteve sua orientação de longa data de que aumentará ainda mais o suporte se for necessário. As ações caíram devido às preocupações com a economia global, ajudando moedas consideradas mais seguras.

Esse clima cauteloso ajudou o franco suíço, porto seguro. O dólar caiu 0,5% para 0,9174 francos, enquanto o euro estendeu sua queda após o anúncio do BCE e caiu 0,3% para 1,0859 francos. Na quarta-feira, o franco atingiu sua maior baixa em dois meses em relação ao euro. O iene também ficou mais forte, com o dólar perdendo 0,2%, para 130,06 ienes.

O índice do dólar caiu 0,2% para 92,477. A libra esterlina resistiu à tendência de fraqueza em relação ao dólar, com um ganho de 0,5%, para $ 1,3835, após as quedas no início da semana.

O dólar canadense ganhou 0,1%, para C $ 1,2677 por dólar norte-americano, tendo caído na quarta-feira para seu nível mais baixo desde 23 de agosto. O Banco do Canadá deixou sua taxa de juros em uma baixa recorde de 0,25% e manteve seu programa de flexibilização quantitativa na quarta-feira .

O yuan chinês ganhou 0,1%, para 6,4525 por dólar no comércio offshore, embora os dados de preços mostrassem um ambiente de piora para as empresas chinesas. A inflação na fábrica da China atingiu uma alta de 13 anos em agosto, apesar das tentativas de Pequim de esfriá-la, enquanto a inflação ao consumidor desacelerou inesperadamente em um sinal de redução do consumo.

'O USD / CNY está surpreendentemente indiferente em meio às crescentes preocupações sobre o ciclo de dívida imobiliária da China e os dados de crescimento decepcionantes', disse o estrategista do BofA, Claudio Piron. No entanto, Piron avalia que mais estímulos da política monetária empurrarão a taxa de câmbio onshore para 6,55 yuans por dólar no final de setembro e 6,6 no final do ano, à medida que os rendimentos da China se tornam menos atraentes em relação aos rendimentos do Tesouro dos EUA.

O mercado emergente, principalmente as moedas, caíram à medida que os investidores saíram de ativos mais arriscados. ($ 1 = 0,8459 euros) (Edição de John Stonestreet)