Gastos do Cinturão e Rota da China caem no primeiro semestre, sem investimento na Rússia - pesquisa

Os gastos financeiros e de investimento da China nos países do Cinturão e Rota caíram ligeiramente no primeiro semestre em comparação com o ano anterior, sem novos projetos de carvão e investimentos na Rússia, Egito e Sri Lanka caindo para zero, mostrou uma nova pesquisa.

• China

Os gastos financeiros e de investimento da China em Cinto e estradas caíram ligeiramente no primeiro semestre em relação ao ano anterior, sem novos projetos de carvão e investimentos em Rússia , Egito e Sri Lanka caindo para zero, mostrou uma nova pesquisa. Arábia Saudita foi o maior destinatário chinês investimentos no período, com cerca de US$ 5,5 bilhões, de acordo com o Green Finance and Development Center (GFDC), com sede em Xangai, em pesquisa publicada no domingo.

O total de financiamento e investimento ficou em US$ 28,4 bilhões no período, abaixo dos US$ 29,6 bilhões do ano anterior, elevando o total acumulado Cinto e gastos rodoviários para US$ 932 bilhões desde 2013, disse a GFDC. Presidente Xi Jinping lançou o Cinto e Road Initiative em 2013 com o objetivo de aproveitar os pontos fortes da China em financiamento e construção de infraestrutura para 'construir uma ampla comunidade de interesses compartilhados' em todo o Ásia , África e América Latina.

Mas está sob escrutínio pelo fardo da dívida que impõe aos países e outras questões como a degradação ambiental. Alguns países também renegociaram seus projetos de investimento com China , com destaque para os riscos da dívida. Nenhum novo projeto de carvão recebido chinês apoio durante o período após uma promessa feita no Assembleia Geral das Nações Unidas por Xi em setembro passado para pôr fim ao financiamento de carvão no exterior.

No entanto, um chinês desenvolvedor ganhou uma licitação para construir uma usina termelétrica em Indonésia em fevereiro, e ainda há 11,2 gigawatts de capacidade que já garantiram financiamento, embora ainda não tenham começado a construção, de acordo com a GFDC, parte da Universidade Fudan de Xangai. China continuou a fornecer apoio a outros projetos de combustíveis fósseis em Cinto e países rodoviários, com petróleo e gás representando cerca de 80% dos investimentos em energia da China no exterior e 66% de seus contratos de construção, disse a GFDC.

Os compromissos em projetos de gás totalizaram US$ 6,7 bilhões no primeiro semestre, em comparação com US$ 9,5 bilhões em todo o ano passado, disse. As transações de energia verde e hidrelétrica caíram 22% em relação ao ano anterior. O investimento subiu de US$ 400 milhões para US$ 1,4 bilhão, mas os gastos com construção relacionados à energia verde caíram para US$ 1,6 bilhão, menos da metade do nível do ano anterior.