Google Doodle em homenagem ao Dia Nacional da Islândia

Hoje, os islandeses celebram este feriado em escala nacional. Crédito da imagem: Google doodle
  • Islândia

O Doodle de hoje celebra o Dia Nacional da Islândia , um feriado anual que comemora o dia em 1944 em que a nação se tornou oficialmente uma república soberana. As comemorações acontecem em 17 de junho em homenagem ao aniversário de Jón Sigurðon, historiador, filólogo e líder do movimento de independência da Islândia no século 19.

A formação da república teve por base uma cláusula do Ato de União com a Dinamarca de 1918, que permitia uma revisão em 1943, bem como os resultados do plebiscito de 1944.

A ocupação alemã da Dinamarca significou que a revisão do Ato de União não poderia ocorrer em 1943. Mas o referendo sobre a abolição da monarquia foi realizado em 1944, enquanto a Dinamarca ainda estava ocupada pela Alemanha e foi aprovada por esmagadora maioria.

Na época, o Exército dos EUA assumiu a defesa da Islândia a convite da Islândia, após ser ocupada pela Grã-Bretanha em 1940. Embora entristecido com os resultados do plebiscito, o rei Christian X enviou uma carta em 17 de junho de 1944 parabenizando os islandeses pelo estabelecimento de uma república.

Abolir a monarquia resultou em poucas mudanças na constituição islandesa, 'O Rei' foi meramente substituído por 'O Presidente'. Hoje, os islandeses celebram este feriado em escala nacional.

A celebração tradicionalmente assume a forma de desfiles por cada cidade, vila ou vila, geralmente com uma banda de música liderando o caminho. Os cavaleiros em cavalos islandeses geralmente precedem a banda de música, enquanto uma tropa com a bandeira do movimento escoteiro islandês tradicionalmente segue a banda. Após o desfile, discursos são realizados ao ar livre, incluindo um de Fjallkonan (a mulher da montanha), vestida de Skautbúningur, que recita um poema.

Ela representa o espírito feroz da nação islandesa e da natureza islandesa. De muitas maneiras, isso lembra o período de romantismo que reinou quando os primeiros passos em direção à independência foram dados. Depois que os discursos públicos terminam, ocorrem celebrações menos formais, geralmente incluindo uma variedade de apresentações musicais.

aot capítulo 137 spoilers

Feliz agudo nacional; tiddag, Islândia!