Helen Joseph: SA ativista anti-apartheid recebe homenagem do Google

O Google desenhou um doodle para celebrar o 116º aniversário da ativista Helen Joseph. Crédito da imagem: Google doodle
  • África do Sul

Feliz aniversário, Helen Joseph!

Hoje, o Google ilustra um lindo doodle para celebrar o 116º aniversário da ativista anti-apartheid sul-africana, Helen Joseph. Uma figura importante da dissidência branca sobre a prática injusta do apartheid, Helen Joseph é amplamente considerado um dos mais influentes lutadores pela liberdade e defensores dos direitos das mulheres da África do Sul.

mikasa temporada 1

Helen Joseph (nome completo Helen Beatrice Joseph) nasceu em Sussex, Inglaterra, neste dia em 1905. Ela era filha de Samuel Fennell, um oficial de alfândega e impostos do governo. Helen Joseph veio de uma família branca de classe média. Ela cresceu em uma família com preconceito racial.

Helen Joseph formou-se em inglês no King's College London em 1927 e depois partiu para a Índia, onde lecionou por três anos na escola Mahbubia para meninas em Hyderabad. Depois de trabalhar como professora, ela pretendia voltar para casa via África do Sul.

Na cidade portuária de Durban, ela fez amizade com Dorothy Stubbs, uma professora da Clifton School (Durban), cujo pai Harry Stubbs era o diretor. Quando a Srta. Stubbs deixou a escola para se casar, seu pai ofereceu o cargo vago a Helen Joseph. Ela ensinou na escola em 1930-1931.

regras do canal de história sozinho

Em Durban, Helen Joseph conheceu e em 1931 se casou com Billie Joseph, um dentista judeu 17 anos mais velho. Ela serviu na Força Aérea Auxiliar Feminina durante a Segunda Guerra Mundial como oficial de informação e bem-estar. Após a guerra, ela se divorciou de Billie Joseph. Ela se formou como assistente social e começou a trabalhar em um centro comunitário em uma área mestiça (mestiça) da Cidade do Cabo.

As leis do apartheid, promulgadas em 1948, dividiram a África do Sul em linhas raciais e se estenderam a muitas facetas da vida diária. Em 1951, Helen Joseph assumiu uma posição no Sindicato dos Trabalhadores de Vestuário, onde conheceu Solly Sachs, que educou Joseph sobre a paisagem política da África do Sul e as realidades do apartheid. Joseph logo se tornou um membro fundador do Congresso dos Democratas (COD), um aliado político branco do Congresso Nacional Africano (ANC), e em 9 de agosto de 1956, ela co-liderou uma marcha de 20.000 mulheres com a Federação da África do Sul Mulheres (FEDSAW) em Pretoria's Union Buildings. A oposição destemida de Joseph resultou em tentativas lideradas pelo governo de silenciá-la, mas apesar da reação, Joseph permaneceu ativo, recebendo os filhos de ativistas políticos exilados ou presos, incluindo os filhos de Nelson e Winnie Mandela.

um soco homem escaneia

Helen Joseph enfrentou duras repercussões por suas ações e, ainda assim, ela persistiu. Sua luta ao longo da vida para unir o povo da África do Sul foi reconhecida pelo ANC em 1992 com o Prêmio Isitwalandwe / Seaparankwe.

Em homenagem à histórica marcha das mulheres sobre Pretória e à defesa inabalável de mulheres como Helen Joseph , 9 de agosto foi comemorado anualmente como o Dia da Mulher na África do Sul. Ela morreu em 25 de dezembro de 1992. Hoje o Google presta homenagem a este famoso ativista anti-apartheid sul-africano em seu 116º aniversário.