Himachal HC emite avisos sobre péssimas condições do IRCA

O Supremo Tribunal de Himachal Pradesh emitiu na quarta-feira avisos ao Secretário-Chefe Adicional e Diretor de Justiça Social e Empoderamento, sobre a questão da condição deplorável do Centro Integrado de Reabilitação para Dependentes, devido à crise financeira.

Imagem representativa. Crédito da imagem: ANI
  • Índia

The HighCourt de Himachal Pradesh emitiu na quarta-feira avisos para o Secretário-Chefe Adicional e Diretor de Justiça Social e Empoderamento, sobre a questão do estado deplorável do Centro Integrado de Reabilitação de Adictos, devido à crise financeira. O tribunal instruiu os entrevistados a enviar suas respostas dentro de um período de duas semanas.

Banco da Divisão compreendendo o Chefe Interino da Justiça Ravi Malimath e justiça Jyotsna Rewal Dua aprovou essas ordens em uma petição aceita pelo Tribunal asPublic Interest Litigation em uma notícia publicada em Inglês Diariamente, sob o título 'Crunch fundo de batalha dos centros de dependência'. Foi relatado que existem quatro IRCAs funcionais no Estado inShimla , , A e Hamirpur com capacidade total de 60 leitos. Os outros três estão a funcionar a plena capacidade, mas também enfrentam dificuldades financeiras, nota de imprensa emitida por Himachal tribunal estadual ler em uma declaração.

Os centros IRCA estabelecidos em Kullu (mulheres), Dharamshala ,Trabalhar ,Banho de banheira Sirmaur , Bilaspur e Solan ainda não estão operacionais, apesar de terem recebido as primeiras outorgas. Em 2019, o centro de 15 leitos começou em Shimla , está enfrentando o fechamento, pois não recebeu subsídios em relação aos Rs.54 lakh do governo central durante os últimos dois anos.

De acordo com a nota de imprensa, o centro de Shimla disse que não tem condições de agregar novos pacientes e que tem ocupação de apenas três. Os funcionários foram obrigados a se ausentar devido ao não pagamento de salários por um ano. O centro está localizado em um prédio alugado, não podendo pagar aluguel, luz, água, telefone e internet. Além disso, tornou-se difícil fornecer remédios e alimentos aos internos. Os recursos OPD e IPD também foram descontinuados. The HighCourt Nota de imprensa afirmou que o centro compartilhou suas preocupações com as autoridades superiores, mas nenhuma medida concreta foi tomada ainda.

InHimachal Pradesh, os casos de dependência de drogas estão aumentando e um total de 2.126 casos foram registrados de 1º de janeiro a 30 de abril. (ANI)