Hungria condena medida da UE para multar a Polônia por reforma judicial

A Hungria rotulou as autoridades da União Europeia de arrogantes depois que tomaram medidas para impor penalidades financeiras contra a Polônia em uma disputa sobre reformas judiciais. A Comissão Europeia disse na terça-feira que pediu ao tribunal superior da UE que multasse a Polônia pelas atividades de uma câmara disciplinar de juízes, intensificando uma longa disputa sobre o estado de direito.

Hungria rotulada Europeia Autoridades sindicais como arrogantes após agirem para impor penalidades financeiras contra a Polônia em uma disputa sobre reformas judiciais.

O Europeu Comissão disse na terça-feira que havia pedido ao tribunal superior da UE que multasse a Polônia sobre as atividades de uma câmara disciplinar de juízes, intensificando uma disputa de longa data sobre o Estado de direito. A ministra da Justiça da Hungria, Judit Varga, disse que a ação era inaceitável. 'O governo (húngaro) decidiu ... aprovar uma resolução expressando seu apoio à Polônia e condenar os ataques maliciosos de Bruxelas ', disse ela em seu Facebook página na noite de quarta-feira.

Primeiro Ministro ViktorOrban , que metPolish Presidente Andrzej Duda em Budapeste na quinta-feira garantiu Duda da 'solidariedade e total apoio' da Hungria no contexto do 'ataque' de Bruxelas à Polónia , disse o chefe de imprensa do PM à agência de notícias MTI.Orban disse que Bruxelas está 'abusando de seu poder' e chamou a multa de 'ultrajante e completamente inaceitável'. Ele disse que o procedimento contra a Polónia é uma ameaça à unidade da UE e da Hungria vai pesar a possibilidade de atuar ao lado da Polónia na Europa processos judiciais.

Varsóvia disse há três semanas que a câmara seria desmontada como parte de reformas judiciais mais amplas nos próximos meses. Mas a Comissão Executiva disse que estava agindo agora, pois a câmara já estava sendo usada para pressionar juízes ou exercer controle político sobre decisões judiciais, minando assim a legislação da UE.

Varga disse ignorando o polonês promessa foi um passo 'escandaloso e arrogante' de uma Comissão isso foi 'intromissão no judiciário e no processo legislativo de um estado-membro soberano de uma maneira sem precedentes'. and Poland são aliados há anos, ambos envolvidos em uma série de conflitos com Bruxelas sobre questões fundamentais, incluindo o Estado de Direito e a liberdade de imprensa e LGBT direitos. Eles dizem que estão protegendo suas sociedades tradicionais do liberalismo ocidental.