IEC exorta os sul-africanos a se candidatarem a votos especiais

Os eleitores que não possam votar no Dia das Eleições e os que não possam comparecer às assembleias de voto por motivo de enfermidade física ou incapacidade podem votar por voto especial nos dois dias anteriores ao Dia das Eleições.

Mamabolo apelou também aos que estarão de plantão no dia das eleições, como polícias, enfermeiras, médicos e meios de comunicação, para se candidatarem a votos especiais. Crédito de imagem: Twitter (@SAgovnews)
  • África do Sul

A Comissão Eleitoral encorajou os sul-africanos, que não poderão votar em 1º de novembro de 2021 em sua estação de voto, a se candidatarem a votos especiais.

Eleitores que não puderam votar no Dia da Eleição e os que não podem deslocar-se às assembleias de voto por motivo de enfermidade física ou incapacidade podem votar por voto especial nos dois dias anteriores ao Dia das Eleições.

As candidaturas para votos especiais foram abertas a 20 de setembro e encerram a 4 de outubro de 2021 às 17h00.

Diretor Eleitoral, Sy Mamabolo , referiu que os eleitores elegíveis, que não podem deslocar-se à estação de voto e se candidataram a um voto especial, serão visitados nos seus locais de residência ou reclusão nos dias 30 ou 31 de outubro de 2021.

'O voto de todos conta. Se você é um eleitor registrado e não pode votar em sua seção de votação no Dia da Eleição , você pode se inscrever e, se aprovado, votar por voto especial ', disse Mamabolo.

Mamabolo também apelou aos que estarão de plantão no Dia das Eleições como policiais, enfermeiras, médicos e membros da mídia, para se candidatarem a votos especiais.

'Se aprovada, esta categoria de eleitores votará em sua estação de registro em 30 ou 31 de outubro de 2021', disse Mamabolo.

Para se qualificar para um voto especial, a pessoa deve estar registrada como eleitor e deve se inscrever até a data e hora limite, que é 4 de outubro de 2021 às 17h00.

No dia da votação especial, os eleitores aprovados devem apresentar um Livro de Identidade com código de barras verde, um Bilhete de Identidade inteligente ou um certificado de identidade temporário válido.

Existem duas categorias de votos especiais na África do Sul - a primeira das quais é o voto especial durante as visitas domiciliares e o segundo tipo de voto especial é dado em uma estação de votação.

Os eleitores registrados podem solicitar um voto especial se:

1. Não podem votar no dia da votação no distrito de votação na estação de voto onde estiver registado para votar (voto especial na estação de votação); e

2. Não podem viajar para a estação de voto onde se registraram para votar devido a enfermidade física ou deficiência (votação especial de visita domiciliar).

Métodos de aplicação de voto especial que os eleitores podem utilizar ao se candidatar a votos especiais

Os pedidos de votos especiais emitidos na estação de voto de um eleitor podem ser feitos por:

Envio de uma inscrição online em www.elections.org.za.

Aplicando via SMS - envie o número de identificação do eleitor para 32249.

Candidatura presencial ou através de entrega em mão na Secretaria Municipal de Eleições (formulário anexo 25).

Inscrições para votos especiais em uma visita domiciliar:

Os eleitores podem se inscrever online em www.elections.org.za.

Todos os candidatos a ambos os tipos de votos especiais receberão um SMS notificando-os do resultado da sua candidatura assim que esta for processada.

Os eleitores também podem verificar o status de sua solicitação de voto especial online, visitando www.elections.org.za ou enviando seu número de identificação por SMS para 32711.

(Com contribuições do comunicado à imprensa do governo sul-africano)