Tiro de carro em Inanda minam a constituição do SA: cluster JCPS

Acompanhado pelo vice-ministro da Polícia, Cassel Mathale, Cele e Kodwa visitaram na terça-feira a área para avaliar a situação.

Kodwa disse: Isso nada mais é do que um ato de intimidação e ataque à Constituição do país. Crédito de imagem: Twitter (@SAgovnews)
  • África do Sul

O tiroteio tirou a vida de três mulheres em Inanda, Durban, no fim de semana como parte de táticas de intimidação planejadas para enfraquecer e minar a Constituição do país antes das eleições municipais de 1º de novembro.

Esta é a posição firme do agrupamento de Justiça, Prevenção ao Crime e Segurança (JCPS), disse o Ministro da Polícia, Beki Cele e eu não sei mas , o Vice-Ministro da Presidência, responsável pela Segurança do Estado.

Acompanhado pelo Vice-Ministro da Polícia, Cassel Mathale , Cele e Kodwa na terça-feira visitaram a área para avaliar a situação.

Ncami Shange, 34, Beatrice Nzama, 60, e Philisiwe Jili, 37, foram mortos no sábado quando um opel Corsa negro bakkie, com cinco ocupantes, abriu fogo contra um grupo de pessoas que esperava do lado de fora de uma escola primária local antes de uma reunião da comunidade.

elenco da série de tv hanna

Outras cinco pessoas ficaram feridas e levadas para o hospital.

Kodwa disse: 'Isto nada mais é do que um ato de intimidação e ataque à Constituição do país.

'As [vítimas eram] pessoas que [estavam] exercendo seu direito de eleger um líder de sua escolha e de participar nas eleições, o que fortalecerá a democracia.'

Falando em nome do JCPS cluster, Kodwa exortou o público a não ser intimidado por tal criminalidade descarada.

O agrupamento elaborou um plano que protegeria as próximas eleições para o governo local. O plano, disse Kodwa, não protegeria apenas os partidos políticos, mas todo o sistema.

netflix da 2ª temporada de resgate do norte

'É importante que protejamos o sistema contra tais atos de intimidação. É responsabilidade do JCPS para garantir que tal intimidação, no final das contas, não triunfe sobre a Constituição e enfraqueça nossa democracia ', disse ele.

Das investigações iniciais, Cele disse que estava claro que o tiroteio era uma tática destinada a inspirar medo.

'Claramente, a pessoa que cometeu este crime terrível era intimidante, em vez de visar uma pessoa ou candidato em particular', disse ele.

Desde então, o assunto foi encaminhado para a Equipe de Tarefa Política do KZN SAPS.

Alita Battle Angel Zapan

'O assunto está na pauta do JCPS , mas também está na agenda do… comissário provincial, [que está] a trabalhar na prevenção [da violência durante as… eleições e] daqui para a frente ', disse Cele.

Ataques semelhantes, disse ele, têm acontecido em Gauteng e no Cabo Ocidental.

'Houve muitos problemas em Gauteng, especialmente na área de Tshwane. Também estamos tendo problemas em Western Cape, especialmente na área de Gugulethu. É um problema que está ligado às eleições ', afirmou.

Sobre o incidente de Inanda, o ministro disse que deve ser entendido no contexto que a área já está infestada de crimes.

ator buzz lightyear

'Pode ser uma combinação dos dois [crime e intolerância política], então essas são as coisas que precisam ser examinadas', disse ele.

Ele disse que é uma sorte que membros da Força de Defesa Nacional da África do Sul ainda estejam destacados em Gauteng e KZN, pois isso ajudará a polícia a controlar a escala de tais ataques.

O Ministro disse que um orçamento do SAPS para proteger as eleições terá que ser encontrado para salvaguardar as urnas.

“Divulgamos o nosso orçamento [necessidades] através do Comissário Nacional e do CFO, que será apresentado ao Gabinete e ao Tesouro Nacional”, disse ele.

(Com contribuições do comunicado à imprensa do governo sul-africano)