Itália restabelece teto salarial para altos funcionários públicos

O governo italiano reverteu na quarta-feira uma tentativa controversa do parlamento cessante de enfraquecer um teto salarial para servidores públicos seniores. Em uma votação surpresa na terça-feira, a Câmara Alta do Senado aprovou uma medida para permitir que altos funcionários da polícia, forças armadas e ministérios do governo recebam mais do que o teto atual de 240.000 euros (239.688 dólares) por ano.

Itália restabelece teto salarial para altos funcionários públicos

o italiano Na quarta-feira, o governo reverteu uma tentativa controversa do parlamento cessante de enfraquecer um teto salarial para servidores públicos de alto escalão.

Em votação surpresa na terça-feira, a Câmara Senado havia aprovado uma medida para permitir que altos funcionários da polícia, das forças armadas e dos ministérios do governo recebam mais do que o teto atual de 240.000 euros (US$ 239.688) por ano. A proposta, promovida pelo centro-direita Vamos Itália partido do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi , foi incluído à última hora num pacote de ajuda elaborado para ajudar as empresas e as famílias a enfrentar a crise energética. O projeto ainda precisa de aprovação final pela Câmara dos Deputados.

Um comitê da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira uma emenda do governo para restaurar o teto salarial, italiano agências de notícias informaram. Draghi deixará o cargo assim que um novo governo for formado após uma eleição nacional em 25 de setembro.

O limite salarial foi introduzido pela primeira vez em 2011 para reduzir privilégios e gastos públicos. No entanto, algumas autoridades disseram que o padrão foi muito baixo e tornou os cargos mais altos no setor público menos atraentes do que os do setor privado. (US$ 1 = 1,0013 euros)