Filme italiano traz loucos do circo ao festival de Veneza

Loucos de circo lutam nazi ocupantes na Itália filme de fantasia sombria do diretor Gabriele Mainetti 'Freaks Out', que está competindo pelo prêmio máximo no Venice Festival de Cinema.

Ambientados em 1943, Roma , o filme conta a história de quatro artistas de circo - cada um com sua característica peculiar - deixados à própria sorte quando a cidade é bombardeada e seus judeus chefe desaparece. Os quatro são um homem-lobo, um anão que atrai o ferro como um ímã, uma garota elétrica que dá choques a quem a toca e um albino domesticador de insetos.

Eles acabam em um circo rival dirigido por Franz, um frustrado nazi com mãos de seis dedos que podem prever o futuro e querem usar seus superpoderes para ajudar a prevenir a morte de Hitler. 'Freaks Out' é o segundo filme de Mainetti depois de seu bem recebido e excêntrico filme de super-heróis de 2015 'They Call Me Jeeg', e demorou mais e mais dinheiro do que o esperado originalmente, em parte por causa dos fortes efeitos visuais.

Nas notas de produção, ele disse que seu último trabalho foi ao mesmo tempo uma história de aventura, um conto de amadurecimento e uma reflexão sobre a diversidade. 'Fomos atraídos pela ideia de misturar aberrações com elementos fortemente conflitantes como os nazistas', disse Mainetti a repórteres após uma exibição na quarta-feira.

'Os personagens ficam assustados e covardes no início, mas depois conseguem tirar o melhor de si, e esse é o seu verdadeiro superpoder.' chefe do festival, Alberto Barbera disse que o filme tem ecos das obras de dois italianos grandes nomes do cinema - Federico Fellini e Sergio Leone.

Mas Mainetti também se inspirou no filme de terror de Tod Browning de 1932, 'Freaks', e no musical de 1939, 'O Mágico de Oz'. Alemão aclamado o ator Franz Rogowski estrela como o Nazi o pianista que se tornou gerente de circo ao lado do italiano Claudio Santamaria, cujo lobo hirsuto Fulvio se parece com o Chewbacca de Star Wars, e da estreante Aurora Giovinazzo interpretando a eletrizante Matilde.

'Freaks Out' é um dos cinco italianos filmes que disputam o prêmio Leão de Ouro na competição de 21 filmes na Veneza deste ano festival, que termina no sábado.