Juiz bloqueia a aplicação da lei 'anti-motim' da Flórida

O juiz distrital dos EUA Mark Walker, julgando uma ação movida por grupos de direitos civis, não determinou que todo o estatuto era inconstitucional, mas concluiu que a nova definição da palavra 'motim' pela legislatura da Flórida era muito vaga e confusa para satisfazer os direitos de liberdade de expressão garantidos sob a Primeira Emenda. 'Se este tribunal não ordenar a aplicação da lei, as ações ilegais de alguns indivíduos desonestos poderiam efetivamente criminalizar o discurso protegido de centenas, senão milhares, de cidadãos da Flórida que cumprem a lei', escreveu ele.

Um juiz federal bloqueou na quinta-feira a aplicação de uma lei antimotim encabeçada pela Flórida Governador RonDeSantis em resposta a protestos em todo o país no ano passado sobre injustiça racial, dizendo que a legislação provavelmente violou os EUA. Constitution.U.S. Juiz Distrital MarkWalker , julgando uma ação movida por grupos de direitos civis, não declarou que todo o estatuto era inconstitucional, mas concluiu que a Flórida A nova definição da palavra 'motim' pela legislatura era muito vaga e confusa para satisfazer os direitos de liberdade de expressão garantidos pela Primeira Emenda.

'Se este tribunal não ordenar a aplicação da lei, as ações ilegais de alguns indivíduos desonestos poderiam efetivamente criminalizar o discurso protegido de centenas, senão milhares, de cidadãos da Flórida que cumprem a lei', escreveu ele. Na decisão de 90 páginas, Walker , que foi nomeado em 2012 pelo então presidente Barack Obama, incluiu uma história de três páginas do movimento pelos direitos civis na Flórida datado de 1956.

'Discordamos veementemente da decisão de hoje, mas este caso sempre será decidido pelo Tribunal de Recursos do 11º Circuito', DeSantis disse em uma declaração escrita. 'Há uma diferença entre um protesto pacífico e um motim, e os Floridianos não quero ver o caos e a violência associados aos tumultos em suas comunidades. ' A lei, motivada pelo verão do ano passado de protestos às vezes violentos em todo o país contra a brutalidade policial e o racismo, criou crimes ligados a distúrbios e aumentou as penas para os participantes.

'Estamos contentes que o tribunal concordou em suspender a aplicação desta disposição fundamental, enquanto continuamos a defender para garantir que os manifestantes na Flórida podem exercer com segurança o seu direito de falar contra a injustiça, 'theACLU da Flórida disse.