Kaspersky: número de ataques de phishing reduzido na África do Sul, Quênia e Nigéria no primeiro semestre de 2021

Novo logotipo da Kaspersky Crédito de imagem: ANI
  • Quênia

Houve uma redução no número de phishing ataques registrados e bloqueados por Kaspersky (Africa.Kaspersky.com) na África do Sul (queda de 17%), Quênia (queda de 48%) e Nigéria (Queda de 13%) no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. Embora o declínio sugira e apóie tendências de pesquisa - que os cibercriminosos se tornaram mais direcionados, concentrando seus esforços em campanhas de ameaças persistentes avançadas (APT) em África - roubo ameaça ainda é muito prevalente, diz Kaspersky.

'Esta diminuição está em linha com as tendências globais e suporta o declínio que Kaspersky pesquisas identificadas acontecendo ao longo do ano passado já. Claro, isso não significa que as organizações e os consumidores podem ignorar o risco de ataques cibernéticos tradicionais ou de phishing , assim como o spam, ainda não são uma preocupação significativa em toda a África. Em vez disso, as pessoas precisam estar ainda mais cientes das melhores práticas de segurança cibernética e permanecer vigilantes para proteger seus sistemas pessoais e empresariais do risco de comprometimento ', diz Bethwel Opil , Gerente de Vendas Corporativas da Kaspersky na África.

quem ganhou sozinho a temporada 7

Por exemplo, o spam constituiu quase 30% do tráfego de e-mail na África do Sul e cerca de 35% no Quênia no primeiro semestre de 2021. O número de phishing ataques registrados na África do Sul no primeiro semestre de 2021 ultrapassaram um milhão em 1 031 006. No Quênia, phishing ataques foram registrados em 601 557, e na Nigéria 393 569. Atingir mais de dois milhões de ataques combinados destaca que o phishing ainda é uma ameaça significativa na África e ilustra a importância de garantir que as soluções de segurança cibernética sejam instaladas em todos os dispositivos conectados.

“Phishing e spam continuam sendo algumas das formas mais eficazes de atingir usuários desavisados ​​e obter acesso a sistemas corporativos ou comprometer informações financeiras pessoais e outras informações que podem ser usadas para perpetrar roubo de identidade”, diz Opil.

Ataques de phishing em todo o continente levaram vítimas inocentes a entregar informações bancárias, números de identificação e muito mais. Os cibercriminosos se tornaram ainda mais hábeis com suas táticas, adotando tecnologias mais sofisticadas para induzir as pessoas a clicar em coisas que não deveriam. Por exemplo, o lançamento da vacina COVID-19 em toda a África deu origem a uma ampla oportunidade para os cibercriminosos realizarem vários ataques que estão ocultos no que, à primeira vista, podem parecer informações relevantes.

Além de instalar soluções de segurança cibernética relevantes, indivíduos e empresas devem considerar as seguintes dicas para se protegerem contra e-mail de spam e phishing:

Use vários endereços de e-mail. Um pode ser para correspondência pessoal, enquanto o outro pode ser usado para compras online ou redes sociais.

Quando é que a segunda temporada do alarme de amor vai sair?

Nunca responda a nenhum spam. Os usuários mal-intencionados verificam o recebimento e registram as respostas dos endereços de e-mail ativos.

Sempre verifique o link, antes de clicar - certifique-se de que os links começam com https: // e não http: //.

Não se apresse nem entre em pânico - os golpistas usam essas táticas para pressioná-lo a clicar em links ou abrir anexos.

Mantenha o navegador e o software do sistema operacional atualizados com os patches mais recentes.

Use filtros anti-spam, além de soluções antivírus e de segurança da Internet.

(Com entradas do APO)