A América Latina e o Caribe precisam buscar uma recuperação resiliente da crise do COVID-19

Ryder ressaltou que, embora haja sinais de recuperação econômica na região, os governos devem refletir sobre a direção da recuperação do emprego.

Falando na sessão de abertura da reunião de dois dias, organizada pela Argentina, o Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder, disse que haviam se passado 18 meses dramáticos desde a eclosão da crise COVID-19. Crédito de imagem: Twitter (@deptoflabour)

TheILO disse à 21ª Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho (CIMT) que é necessário buscar uma recuperação inclusiva, sustentável e resiliente de uma crise que deixou um legado de alto desemprego e preocupante informalidade na América Latina e no Caribe.

Falando na sessão de abertura da reunião de dois dias, sediada pela Argentina, OIT Diretor-GeralGuy Ryder disse que haviam se passado 18 meses dramáticos desde o surto do COVID-19 crise.

'Muitos dos empregos perdidos ainda precisam ser recuperados e há uma alta taxa de desemprego regional de 11 por cento', disse o ILO Diretor geral.

De acordo com indicadores de um grupo de países da região, “cerca de 70 por cento dos empregos recuperados de meados de 2020 ao primeiro trimestre de 2021 consistiam em ocupações informais”, disse Ryder. “Esta é uma estatística preocupante”, acrescentou.

TheILO O Diretor-Geral participou da abertura da reunião - que foi realizada praticamente pela primeira vez - junto com o Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, o Ministro do Trabalho de Barbados, Colin Jordan e o Ministro do Trabalho da Argentina, Claudio Moroni.

“A pandemia deixou o mundo do trabalho de joelhos. Isso levou ao desemprego, subemprego e inatividade, com um forte aumento da pobreza e da informalidade, e uma ampliação das desigualdades em todo o mundo ', disse Ryder. A crise 'expôs brutalmente desigualdades e vulnerabilidades'.

Neste contexto, o objetivo deve ser avançar para “uma recuperação que seja inclusiva, sustentável e resiliente. Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. '

Na Conferência Internacional do Trabalho de 2020, em junho deste ano, OIT Os Estados-Membros adotaram um Apelo Global à Ação para uma recuperação centrada no ser humano da crise causada pelo COVID-19 , que inclui a necessidade de investir nos empregos do futuro, nas pessoas e suas habilidades e nas instituições de trabalho.

Ryder destacou que, na busca de soluções, é importante abordar 'a sinergia que deve existir entre as políticas trabalhistas e econômicas, financeiras e ambientais se quisermos alcançar a recuperação socioeconômica com trabalho decente e empresas sustentáveis ​​centradas nas pessoas'.

Ele também enfatizou que 'a renovação e adaptação dos ministérios do trabalho e suas instituições, como a inspeção do trabalho, às novas realidades, é fundamental.' Ele considerou importante que o tema do diálogo social ocupe um lugar de destaque na agenda da Reunião Interamericana.

'Não é o caminho mais fácil, mas sem um diálogo social amplo, inclusivo, democrático e representativo, será muito difícil encontrar soluções consensuais e eficazes para os desafios colocados por esta pandemia.'

A reunião tem caráter ministerial e suas deliberações contam com dois órgãos de assessoramento: o Conselho Sindical de Assessoramento Técnico (COSATE), que reúne representantes dos trabalhadores, e a Comissão Empresarial de Assessoramento Técnico em Assuntos Trabalhistas (CEATAL), que reúne empregadores. representantes.

A Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho é considerada um fórum principal para discussão e decisões políticas sobre prioridades e ações a serem tomadas em questões trabalhistas na região. Foi iniciada há mais de 50 anos e é a conferência setorial mais antiga da OEA.