Alterações legislativas na lei da concorrência na bigorna: Presidente da CCI

• Índia

Mudanças legislativas na lei de concorrência, como permitir disposições para prescrever critérios adicionais para limites de notificação de fusões em termos de valor do negócio, estão atualmente na bigorna, presidente da CCI, Ashok KumarGupta disse na quinta-feira.

Observando os vários desafios da economia digital do ponto de vista regulatório, ele disse que uma questão que frequentemente surge é se os mercados digitais exigem uma dispensa antitruste diferente ou nova, dadas suas características distintas.

'' Embora a estrutura legal estabelecida na Lei da Concorrência [indiana] seja ampla o suficiente para abordar questões de concorrência decorrentes dos mercados da nova era, certas alterações legislativas, como a habilitação de disposições no estatuto para prescrever critérios adicionais para limites de notificação de fusões em termos de valor de negócio, estão atualmente na bigorna '', disse ele.

Falava num evento organizado pela ASSOCHAM sobre Direito da Concorrência - riscos, desafios e caminhos a seguir.

Gupta disse ainda que deve ser assegurado que a supervisão regulatória não fique presa à arquitetura legada e seja regularmente ajustada com os tempos de mudança e deve se adequar ao ambiente de negócios dinâmico, especialmente no mundo digital atual. Na Índia , um comité foi constituído pelo governo para examinar a preparação do quadro regulamentar existente para lidar com potenciais questões antitrust decorrentes da digitalização da economia, Gupta disse.

O comitê concluiu que as disposições existentes são bastante flexíveis e abrangentes para a avaliação antitruste de práticas emergentes no espaço digital.

Algum pensamento out-of-the-box é necessário na aplicação da economia de plataforma para problemas antitruste dentro da estrutura da lei, acrescentou.

O controle de fusões nos mercados digitais também apresenta alguns desafios únicos, Gupta disse ao delinear os vários desafios colocados pela economia digital.

Os dados são um fator crucial para o poder econômico e para julgar o poder do mercado na Internet, e a questão importante é como contabilizar os dados em uma avaliação de fusão.

'' Daqui para a frente, será o esforço constante da Comissão para garantir que os mercados sejam competitivos e que as empresas estejam em conformidade com a concorrência ”, disse ele.

Ele também falou sobre os vários esforços da Comissão de Competição da índia (CCI) para agilizar seus procedimentos a fim de facilitar a realização de negócios. '' Recentemente, a Comissão realizou consulta pública sobre o projeto de proposta de revisão do regime de confidencialidade. O objetivo do exercício é estabelecer um regime robusto de compartilhamento de informações que permita às partes apresentar efetivamente seus casos no interesse da justiça, sem comprometer a inviolabilidade das informações confidenciais ”, acrescentou.

Atualmente, o número médio de dias necessários para limpar os casos combinados é de 17 dias. Além disso, a Comissão está recebendo cada vez mais avisos de combinação sob a rota do canal verde.