O Festival de Cinema de Londres dá as boas-vindas ao público de volta ao cinema

Mas as infecções continuam altas e devem subir ainda mais agora que as crianças estão de volta à escola. Tuttle diz que alguns filmes da programação tratam explicitamente da pandemia, incluindo o documentário de Matthew Heinemans The First Wave e 7 Days, uma comédia romântica de coronavírus sobre um casal trancados juntos após um primeiro encontro desastroso. Estávamos cautelosos em não entrar muito na pandemia, disse Tuttle.

• Reino Unido

Filmes de 77 países serão exibidos no 2021Londres Festival de Cinema , como a principal vitrine de cinema da Grã-Bretanha dá as boas-vindas ao público em massa de volta aos cinemas depois de um ano de pandemia.

O programa do festival, anunciado terça-feira, inclui 158 filmes, contra 225 durante sua última edição pré-pandemia em 2019. O festival de 2020 foi uma coleção reduzida de 58 filmes, a maioria exibida online.

Este ano, o público em plena capacidade, usando máscaras, poderá assistir a exibições de gala no RiversideSouthbank Centre de Londres , com muitas das estreias exibidas simultaneamente em cinemas em todo o Reino Unido.

Cerca de 37% dos filmes são dirigidos por mulheres - ainda sem paridade, mas a partir de um quarto de quatro anos atrás e indo na direção certa, a diretora do festival, TriciaTuttle disse.

O festival abre em 6 de outubro com a estreia mundial de The Harder They Fall - aWestern de britânico diretorJeymes Samuel com elenco de black led - e fecha em 17 de outubro com o European estreia de Joel Coen A Tragédia de Macbeth, estrelado por Denzel Washington andFrances McDormand como o escocês assassino de Shakespeare membros da realeza.

A programação inclui 21 estreias mundiais ao lado de vencedores de prêmios e conquistadores de manchetes do Cannes andVenice festivais de cinema, incluindo o de Jane Campion Montana-setWestern O poder do cão e de Edgar Wright swinging-60s horror romp Last Night in Soho, ambos com estreia em Veneza este mês.

Também na programação estão franceses O thriller tecno-sexual da diretora Julia Ducournau Titane - vencedor do prêmio principal de Cannes, o Palme d'Or - O drama de freira lésbica de Paul Verhoeven Benedetta e Wes Anderson caprichoso TheFrench Dispatch, ambos com estreia na França Festival da Riviera.

A londres festival também apresentará a música de Maggie Gyllenhaal Elena Ferrante adaptação The Lost Daughter; Reinaldo Marcus Green King Richard, estrelado por Will Smith como o pai de Venus e Serena Williams; Kenneth Branagh's homenagem à sua cidade natal, Belfast; Jacques Audiard's Paris, 13º Distrito e Todd Haynes ' documentário musical The Velvet Underground. Outro destaque é o Chile do diretor Pablo Larrain Spencer - um filme cuja primeira foto publicitária de Kristin Stewart como Princesa Diana foi o suficiente para desencadear um frenesi de expectativa.

Eu não acho que haja um fã de cinema vivo que não queira ver esse filme depois que ele foi lançado, Tuttle disse.

Abraçando a televisão e o cinema, o festival também exibe os dois primeiros episódios da terceira série do drama da dinastia midiática, Sucessão. os organizadores ainda não têm certeza de como a pandemia de coronavírus afetará os planos de estreias e festas no tapete vermelho. Quatro quintos do britânico os adultos estão totalmente vacinados e há poucas restrições à vida social. Mas as infecções continuam altas e espera-se que aumentem ainda mais agora que as crianças estão de volta à escola.

Tuttle diz que alguns filmes da programação lidam explicitamente com a pandemia, incluindo Mathew Heineman's documentário The First Wave and 7 Days, uma comédia romântica de coronavírus sobre um casal preso após um primeiro encontro desastroso.

Estávamos cautelosos em não entrar muito na pandemia, Tuttle disse. Acabamos de escolher filmes que nos encantaram ou pareciam urgentes demais para não incluir no programa.