Michiyo Tsujimura: Doodle do Google para homenagear a bioquímica japonesa em seu 133º aniversário

Hoje, o Google faz um doodle sobre o educador e bioquímico japonês Michiyo Tsujimura. Crédito da imagem: Google Doodle
  • Japão

Feliz aniversário, Michiyo Tsujimura!

Hoje, o Google faz um doodle sobre o educador e bioquímico japonês Michiyo Tsujimura. Graças à sua pesquisa inovadora sobre os benefícios nutricionais do chá verde, a ciência tem as respostas.

Michiyo Tsujimura nasceu em 1888 em Okegawa, Prefeitura de Saitama, Japão. Ela frequentou o jardim da Escola Normal Feminina da Prefeitura de Tóquio, graduando-se em 1900, e a Divisão de Ciências da Escola Normal Superior Feminina de Tóquio. Lá, ela foi ensinada pelo biólogo Kono Yasui, que inspirou Tsujimura a se interessar pela pesquisa científica.

Michiyo Tsujimura se formou em 1913 e tornou-se professora na Escola de Ensino Médio para Mulheres de Yokohama na província de Kanagawa. Em 1917, ela retornou à Prefeitura de Saitama para lecionar na Escola Normal Feminina de Saitama.

Em 1920, ela perseguiu seu sonho de se tornar uma pesquisadora científica na Universidade Imperial de Hokkaido, onde começou a analisar as propriedades nutricionais dos bichos-da-seda japoneses.

Alguns anos depois, Tsujimura foi transferido para a Universidade Imperial de Tóquio e começou a pesquisar a bioquímica do chá verde ao lado do Dr. Umetaro Suzuki, famoso por sua descoberta da vitamina B1. A pesquisa conjunta revelou que o chá verde continha quantidades significativas de vitamina C - o primeiro de muitos compostos moleculares ainda desconhecidos no chá verde que aguardavam sob o microscópio. Em 1929, ela isolou a catequina - um ingrediente amargo do chá. Então, no ano seguinte, ela isolou o tanino, um composto ainda mais amargo. Essas descobertas formaram a base de sua tese de doutorado, 'Sobre os componentes químicos do chá verde', quando ela se formou como a primeira mulher doutora em agricultura no Japão em 1932.

Fora de sua pesquisa, a Dra. Tsujimura também fez história como educadora quando se tornou a primeira reitora da Faculdade de Economia Doméstica da Escola Normal Superior Feminina de Tóquio em 1950. Hoje, um memorial de pedra em homenagem às realizações da Dra. Tsujimura pode ser encontrado em seu local de nascimento na cidade de Okegawa. Ela morreu em Toyohashi em 1 de junho de 1969 aos 81 anos.