Marroquinos elegem novos líderes à sombra do vírus

Os marroquinos estão escolhendo um novo parlamento e líderes locais na quarta-feira em eleições que foram remodeladas pela pandemia e cujo resultado é difícil de prever, já que as pesquisas de opinião não foram permitidas. Os candidatos prometem criar empregos e impulsionar a economia, educação e saúde dos marroquinos.

• Marrocos

Os marroquinos estão escolhendo um novo parlamento e líderes locais na quarta-feira, em eleições que foram reformuladas pela pandemia e cujo resultado é difícil de prever, já que as pesquisas de opinião não foram permitidas.

Os candidatos prometem criar empregos e impulsionar a economia, a educação e a saúde do Marrocos. O reino foi duramente atingido pela pandemia, mas tem a maior taxa de vacinação da África até agora.

Apesar de uma queda na popularidade nos últimos anos, o governo islâmico partido está de olho em um terceiro mandato no comando do governo se ganhar novamente o maior número de assentos no parlamento. Mas uma reforma eleitoral recente pode limitar seus poderes, e o papel dos legisladores é limitado pelos poderes do rei Mohamed VI , que supervisiona a tomada de decisões estratégicas.

Espero que as pessoas em quem votamos não nos desapontem, disse o eleitor Adel Khanoussi, em sua votação na capital Rabat. '' Existem tantos projetos que deveriam ser implementados. As expectativas do povo são altas. '' O resultado da votação de quarta-feira é difícil de prever, uma vez que as pesquisas de opinião sobre as eleições foram proibidas. A disputa provavelmente será acirrada e não importa qual partido venha primeiro, provavelmente será necessário formar uma coalizão com outros partidos para formar o governo.

Em uma escola transformada em assembleia de voto em Temara , perto da capital, dezenas de pessoas pararam para votar antes de ir trabalhar.

Dois oficiais de segurança estavam estacionados do lado de fora e um funcionário eleitoral mediu a temperatura dos eleitores antes de deixá-los entrar.

Uma vez dentro, os eleitores são solicitados a fornecer suas carteiras de identidade e entregar seus telefones antes de entrar na cabine. Eles são obrigados a usar desinfetante para as mãos, usar máscara e manter distâncias de 1 metro (3 pés).

Uma mulher de 36 anos que apenas deu seu nome como Fatima disse que espera que o parlamento possa trazer um novo Marrocos visto como um país do mundo avançado.

WhileMorocco tem uma das economias mais fortes da região e um distrito comercial próspero em Casablanca , pobreza e desemprego também são generalizados, especialmente nas regiões rurais. viu milhares de jovens desesperados fazerem viagens arriscadas, muitas vezes fatais, em pequenos barcos para as ilhas Canárias da Espanha ou para o espanhol continente através do estreito de Gibraltar.

Diretrizes rígidas de pandemia restringiram a capacidade dos candidatos de alcançar os 18 milhões de eleitores elegíveis. Os candidatos não foram autorizados a distribuir folhetos e tiveram que limitar as reuniões de campanha a um máximo de 25 pessoas. Como resultado, muitos intensificaram os esforços nas redes sociais.

Marrocos registrou mais de 13.000 mortes relacionadas ao COVID-19 desde o início da pandemia, de acordo com dados do Ministério da Saúde marroquino.

Existem 31 partidos e coligações competindo pelos 395 assentos na câmara baixa do parlamento. Os eleitores também selecionarão representantes para 678 assentos nos conselhos regionais. O islamista moderado O Partido da Justiça e Desenvolvimento (PJD), no comando do governo desde 2011, busca um terceiro mandato. Com o primeiro-ministro Saad-Eddine El Othmani , o partido fez campanha para aumentar a competitividade da economia do Marrocos.

Outros concorrentes importantes são o Partido da Autenticidade, de centro-esquerda e Modernidade, ou PAM, e o liberal National Rally of Independents. As eleições estão a ser monitorizadas por 4.600 observadores locais e mais 100 do estrangeiro. (AP) RUP RUP