Corrida de automóveis - Norris conquista a primeira pole da F1 quando Hamilton atinge a parede

Lando Norris, da McLaren, conquistou sua primeira pole position na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Rússia no sábado, depois que o heptacampeão mundial Lewis Hamilton bateu na parede em uma sessão de qualificação úmida e dramática. O espanhol da Ferrari Carlos Sainz juntou-se ao jovem britânico na primeira linha em Sochi com George Russell da Williams, companheiro de equipe da Mercedes de Hamilton na próxima temporada, completando um sensacional top três contra todas as probabilidades.

O espanhol da Ferrari, Carlos Sainz, juntou-se ao jovem britânico na primeira linha em Sochi com George Russell da Williams, companheiro de equipe da Mercedes de Hamilton na próxima temporada, completando um sensacional top três contra todas as probabilidades. Crédito da imagem: Pixabay

LandoNorris da McLaren conquistou sua primeira pole position na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Rússia no sábado, após sete vezes campeão mundial de Lewis Hamilton atingiu a parede em uma sessão de qualificação úmida e dramática.

Ferrari'sSpaniard CarlosSainz juntou-se ao jovem Briton na primeira fila em Sochi com Williams'George Russell , Hamilton'sMercedes companheiro de equipe da próxima temporada, completando um sensacional top três contra todas as probabilidades. , que estava na pole provisória antes de todos mudarem para slicks em uma pista de secagem, qualificou-se em quarto - tornando-se três britânicos entre os quatro primeiros - depois de uma pancada com a parede do pit lane.

A equipe trocou apressadamente a asa dianteira e o trouxe de volta com slicks a tempo de mais uma volta rápida para a bandeira quadriculada, mas os pneus haviam perdido temperatura e Hamilton girou, com seu tempo mais rápido restante que se estabeleceu nos intermediários. ainda pode esperar retomar a liderança geral da Red Bull rival MaxVerstappen no domingo com o holandês de 23 anos motorista partindo na retaguarda devido a penalidades de motor.

Mercedes ainda não foi derrotada em Sochi desde o primeiro Grande Prêmio lá em 2014. Sainz tinha estabelecido o ritmo em slicks, mas Norris , 21, produziu um esforço final meio segundo mais rápido em uma sessão de qualificação que parecia em dúvida no início do dia quando a chuva começou a cair.

Briton, de 21 anos gritou de alegria com o que esperava ser o primeiro de muitos pólos. 'É uma sensação incrível ... você nunca pensa que vai conseguir a pole até conseguir e agora eu consegui. Extremamente feliz e muito obrigado à equipe. Eles fizeram um trabalho incrível ', disse ele.

'Foi difícil. Vou fazer-me parecer bem, mas foi complicado ... Na volta anterior estava a dois segundos de queda e não estava muito confiante de que íamos melhorar na volta anterior ... Arrisquei-me um bocado e valeu a pena desligado. Sou um menino feliz. ' Mercedes-motorizado McLaren ganhou o anterior italiano Grande Prêmio em uma dobradinha depois de Hamilton andVerstappen colidiram e derrubaram um ao outro.

AustralianDaniel Ricciardo , vencedor por mérito em Monza , quinto qualificado em Sochi à frente do espanhol Fernando Alonso para Alpine em um dia de ansiedade se assistir após a chuva prejudicou o treino final.

'INCRIVELMENTE DESAPONTADO'

Hamilton, cujo companheiro de equipe Valteri Bottas qualificado apenas em sétimo, culpou-se. 'Foi apenas um erro meu. Estou incrivelmente decepcionado comigo mesmo ', disse um desanimado Hamilton de seu pit lane prang.

'Até então eu estava no ritmo, estava realmente na zona. 'Lamento muito por toda a equipe que está aqui e voltando para a fábrica porque obviamente não é isso que se espera de um campeão. É o que é e farei o meu melhor amanhã para tentar corrigi-lo. '

Hamilton ainda está perseguindo um recorde de 100º Vitória na Fórmula 1 e a primeira desde o Grande Prêmio da Inglaterra em Silverstone em julho. Aston Martin's Lance Stroll alinha-se em oitavo com o México Sergio Perez nono for Red Bull andEsteban Ocon completando o top 10 da Alpine.

Verstappen, cinco pontos à frente de Hamilton após 14 corridas, fez apenas uma breve aparição na qualificação, sem nada para alcançar. 'Decidimos não dar muitas voltas porque o risco de ter um momento ou um acidente não valeria a pena', disse ele.

'As condições da pista estavam boas e havia boa aderência, acho que serão condições semelhantes durante a corrida.' Ferrari'sCharles Leclerc e Williams'Nicholas Latifi também comece na parte de trás devido a mudanças na unidade de potência.