Divindades vivas do Nepal fazem um tour pela cidade com a chegada da época festiva

As divindades vivas do Nepal, Deusa Kumari, Ganesh e Bhairab, começaram a partir de domingo a excursão pelas áreas internas de Kathmandu como parte do festival Indra Jatra, que assinala a chegada da época festiva na Nação do Himalaia.

Imagem representativa. Crédito da imagem: ANI
  • Nepal

Divindades vivas do Nepal, Deusa Kumari , Ganesh e Bhairab de domingo começou a excursão pelas áreas internas de Kathmandu como parte do Indra Jatra festival que assinala a chegada da época festiva na Nação do Himalaia. A ascensão de três divindades vivas na forma de humanos em três carruagens diferentes que percorrem a cidade é um festival anual observado por uma semana a partir de Hadra Shukla Chaturdashi do mês nepalês de Bhadra.

Milhares de devotos de todo o vale invadiram as instalações da Praça Basatapur Durbar, um Patrimônio Mundial da UNESCO para testemunhar a celebração, bem como para homenagear os Deuses vivos em forma humana. 'Esta é a primeira vez que vim aqui para testemunhar o Jatra. Na verdade, temos uma cultura única onde podemos ver os Deuses em forma humana e até adorá-los, o que realmente me faz sentir bem-aventurado ', disse à ANI Arju Ghimire, um devoto que lotava a antiga praça durbar.

Milhares de devotos lotam a Praça Durbar para homenagear as divindades vivas, apesar do risco de uma nova variante do COVID-19. No ano passado, o festival foi adiado devido à pandemia. Este ano, a procissão começou formalmente com a elevação de um jargão (poste de madeira sagrado) em Hanumandhoka, em Basantapur Praça Durbar no sábado.

Várias danças de máscaras famosas, drama folclórico e procissões de carruagem, como Ghintang Kisi, Nawadurga, Pulukisi, Lakhe, Dashavatar criaram uma atmosfera de diversão e alegria no Basantapur Área da Praça Durbar desde sábado. “Já fazia muito tempo que não vinha assistir à procissão, agora estou feliz. Está cheio de felicidade, 'Khadga Bahadur, outro devoto disse à ANI.

DevrajIndra , o Deus das chuvas e da boa colheita é venerado por uma semana que começa com o levantamento de uma vara de madeira sagrada 'Lingo' nas instalações de Katmandu Durbar Square. No quarto dia da maratona, o festival de adoração testemunha cantando, dançando com máscaras e regozijando-se com outros rituais. tem a tradição de adorar uma menina asKumari da Comunidade Newar, originais do Kathmandu Valley depois de passar por vários testes religiosos. O teste para escolher uma garota asKumari começa quando a presidência de Kumari está definido para atingir a idade da puberdade. O teste para ungir um novo Kumari combina os elementos do hinduísmo e do budismo.

Os critérios de seleção para aspirar a Kumaris são rígidos e incluem uma série de atributos físicos específicos, como corpo imaculado, peito de leão e coxas de veado. Mesmo que uma garota preencha todos os requisitos físicos, ela deve provar sua bravura não chorando ao ver um búfalo sacrificado. O quarto dia da lua crescente no mês de Bhadra de acordo com o calendário lunar, o festival de Indra Jatra é celebrado e tem sido seguido por muito tempo. disse que o Indra Jatra festival é celebrado para celebrar a vitória dos deuses sobre os demônios para libertar Jayanta , o filho do Senhor Indra.

Acredita-se que LordIndra veio à terra para coletar flores brancas para sua mãe, mas foi capturado pelos habitantes locais (Newar) do Kathmandu vale. Depois que a identidade do Lorde Indra foi revelada, Newars fez uma procissão que continua até agora. Além do Katmandu Valley, Kavre e theDolakha Distrito do país também festeja com fervor esta festa.

Presidente Bidya DeviBhandari visitou Hanuman Dhoka em Basantapur Praça Durbar em Katmandu para participar do festival cultural e histórico Índra Jatra no domingo. Primeira-Ministra, Her Bahadur Deuba , Chefe de Justiça Cholendra Shumsher JBR, Presidente da Câmara dos Representantes Agni Prasad Sapkota, Nacional Presidente da Assembleia Ganesh Prasad Timilsina, Ministro da Energia, Recursos Hídricos e Irrigação Pampha Bhusal e Ministro das Finanças JanardanSharma entre outros, chegou a Gaddi Baithak no histórico Hanuman Dhoka para observar a celebração anual.

Além disso, estiveram presentes na ocasião membros do Conselho de Ministros , Membros da Assembleia da Província de Bagmati e representantes dos níveis locais e afins. PresidentBhandari , na ocasião, ofereceu bheti (oferta) ao LordGanesh , LordBhairav e Deusa Kumari e observou a procissão da carruagem do hindu divindades depois disso.

sinal do coração 3

Hoje é o principal dia do festival que começou no Bhadra Shukla Dwadashi (último sábado). No mesmo dia, o presidente Bhandari recebeu tika e prasad da Deusa Kumari. O ritual diz que o Chefe do Estado troca khadga (espada) por Deusa Kumari naquele dia. Indra Jatra terminará com uma série de cerimônias como Lakhe Naach, Mahakali Naach, Pulukisi Naach entre outras danças que fazem o Indra Jatra celebração de uma grande festa entre a comunidade Newar. (ANI)