Nova descoberta sobre células 'sentinelas' do sistema imunológico pode auxiliar no tratamento do câncer

Imagem representativa. Crédito da imagem: ANI
  • Austrália

Em um novo estudo, os pesquisadores fizeram uma descoberta surpreendente sobre como as células 'sentinelas' imunológicas são mantidas, o que pode ter implicações para medicamentos em desenvolvimento para o tratamento do câncer. Os resultados do estudo foram publicados na revista 'Science Immunology'.

Os pesquisadores estudaram o impacto da exclusão de proteínas específicas nas células do sistema imunológico que eram responsáveis ​​por controlar a capacidade das células de silenciar ou desligar genes. Eles ficaram surpresos ao descobrir que uma população de células imunológicas 'sentinelas' foi afetada pela deleção de um componente da máquina, fazendo com que as células desaparecessem completamente da pele e dos pulmões.

Isso sugere que as drogas que inibem esse componente para tratar doenças, como o câncer, podem ter consequências indesejadas para o sistema imunológico. A pesquisa foi conduzida pelo Dr. Yifan Zhan, Dr. Yuxia Zhang, Sr. Shengbo Zhang, Dr. Michael Chopin, Professor Stephen Nutt e colegas.

A equipe de pesquisa estudou o papel do complexo repressivo polycomb 2 (PRC2) nas células imunológicas respondedoras da linha de frente. Chopin disse que o PRC2 é responsável por 'desligar' os genes, inclusive nas células do sistema imunológico, o que é essencial para manter seu número e função normal.

'Nosso laboratório investiga a regulação gênica ou os processos moleculares dentro das células que controlam como e quando os genes codificados por nosso DNA são usados', disse Chopin. “Estudamos a função do PRC2 em duas populações de células imunes que formam a primeira linha de defesa contra a infecção. Essas células fornecem uma barreira imune crítica ao ambiente externo, protegendo a pele e os pulmões da invasão microbiana ”, acrescentou o Dr. Chopin.

A equipe de pesquisa removeu dois componentes do complexo, uma enzima chamada EZH2 e uma proteína estrutural chamada Suz12, para ver como isso afetava o desenvolvimento, as populações e a função das células imunológicas. A exclusão de EZH2 não teve impacto na biologia ou função de qualquer população de células - com as células ainda capazes de responder à infecção viral de forma eficaz.

'Ficamos surpresos ao descobrir que as células imunológicas não foram afetadas pela exclusão do EZH2', disse Chopin. Em contraste, quando Suz12 foi excluído, certas populações de macrófagos, como aqueles que residem em nossa pele e pulmões, desapareceram completamente.

“Esses macrófagos residentes no tecido são responsáveis ​​por detectar e livrar o corpo de uma variedade de bactérias infiltrantes e células infectadas por vírus, e alertar o corpo de que está sob ataque ao estimular a produção de sinais inflamatórios”, continuou o Dr. Chopin. 'Os macrófagos residentes nos tecidos têm a propriedade única de serem capazes de manter seus números de forma independente ao longo da vida adulta. Nossa pesquisa destaca um papel fundamental para Suz12 e PRC2 no controle desse programa regulatório dessas células do sistema imunológico ', acrescentou o Dr. Chopin.

O professor Nutt disse que é importante entender os potenciais efeitos colaterais das drogas que interferem com as proteínas que desligam os genes. 'PRC2 foi implicado em muitos tipos de câncer, como o linfoma. Há um trabalho significativo sendo realizado em todo o mundo para desenvolver drogas que visam componentes do complexo para tratar o câncer ', disse o professor Nutt.

'Ele disse que pelo menos um medicamento já aprovado para o tratamento de um tipo raro de sarcoma inibiu componentes do complexo. Precisamos estudar mais de perto se as drogas que inibem a função de EZH2 e Suz12 podem ter consequências indesejadas para o sistema imunológico ', acrescentou o professor Nutt. Por outro lado, disse o professor Nutt, também era importante entender quais redundâncias existem que podem impedir que as drogas tenham o efeito desejado.

'A crença atual é que a inibição do EZH2 irá diminuir a resposta imunológica, por exemplo, se você deseja tratar doenças imunológicas ou inflamatórias', disse o professor Nutt. 'Nossa pesquisa mostra que, pelo menos com essas células imunológicas específicas da linha de frente, que são ativas no início da infecção e ativam outros elementos do sistema imunológico, é improvável que seja o caso', acrescentou o professor Nutt.

O professor Nutt disse que a pesquisa faz parte do foco mais amplo da equipe na regulação do gene em nível molecular. 'A função normal das células em nossos corpos depende da capacidade de cada célula de usar a combinação adequada de genes de dezenas de milhares de genes codificados em nosso DNA no lugar certo e na hora certa', disse o professor Nutt.

“Os controles moleculares que impedem o uso de genes são essenciais para a vida”, concluiu o professor Nutt. A pesquisa foi apoiada pelo australiano Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, Concessão de Inovação WEHI e Governo de Victoria. (ANI)