A estilista nigeriana Joy Meribe abre a Milan Fashion Week

• Itália

Designer JoyMeribe, nascido na Nigéria abriu Milan Fashion Week nesta quarta-feira com sua coleção de desfile de estreia, um sucesso concreto para um movimento de promoção da diversidade na Itália moda apenas um ano após o lançamento. O italiano Câmara Nacional de Moda chamada Meribe para abrir seis dias de prévias de moda feminina para a primavera-verão 2022, depois que sua coleção inaugural para a iniciativa We are Made in Italy obteve sucesso comercial no ano passado. Além de qualquer vídeo, proclamação ou manifesto que fazemos, o verdadeiro teste é se os clientes compram seus produtos. Joy passou no exame '', disse a estilista ítalo-haitiana Stella Jeans , que ajudou a lançar a iniciativa no verão de 2020, fazendo a pergunta: Do Black Lives Matter inItalian Moda? inspirado nos EUA movimento e gafes racistas por majorItalian casas de moda. Não teria sido tão rápido, se não houvesse uma aceleração dos Estados Unidos '', disse Jean , que se deliciou com a conquista inicial na primeira fila ao lado do designer italiano EdwardBuchanan andAfro Fashion Week Milão fundadora Michelle Ngonmo.

Meribe desatou a chorar após o desfile ao agradecer à câmara de moda e aos fundadores do movimento por levá-la para a passarela. A coleção apresentava saias em camadas e babados e jaquetas com capas embutidas que eram régias, como pode ser visto em um vestido sem ombros que varre o chão, e quadril, incluindo um mini day-dress e uma túnica de ombro descoberto. Os tecidos eram uma explosão de amarelo brilhante contra um azul água, com estampas tropicais apresentando chalés de palha contra bananeiras florescentes, que Meribe disse que era para comemorar um retorno a mais normalidade.

Passamos de um momento sombrio e eu queria criar algo cheio de esperança e luz, a alegria de recomeçar '', disse ela nos bastidores.

A iniciativa que lançou o Meribe abriu sua segunda edição nesta semana de moda, um grupo feminino de estilistas trabalhando na Itália com raízes no Togo ,Marrocos ,Haiti ,Cuba andIndia , após a aula inaugural Fab Five do ano passado com todos os designers africanos.

Há movimento acontecendo '', disse Buchanan , o americano designer por trás do rótulo Sansovino 6. Claro que tudo leva tempo, mas de alguma forma uma indústria precisa se acostumar com a ideia de que esses talentos são como qualquer outro. Para apontar, eles criaram um banco de dados de mais de 3.000 profissionais da moda com diversas origens raciais e étnicas que vivem na Itália , incluindo designers, merchandisers, fotógrafos e estilistas, com o objetivo de acabar com a noção de que diversos talentos não estavam disponíveis na Itália.

Na classe Fab Five deste ano, Judith Borsetto criou uma linha de sapatos e meias com detalhes bordados para ela Judith Saint Gravadora Jermain, lembrando seu nome de nascimento no Haiti antes de ser adotada por um italiano família com 4 anos de idade. Zineb Hazim projetou uma linha de roupas de negócios para muçulmanos que usam abaja mulheres, usando xadrez nas roupas compridas, que eram frente e verso para estender o guarda-roupa de um viajante de negócios. Fallylah Nyny Ryke Goungou tecidos de origem de sua terra natal, o Togo na áfrica ocidental por looks inspirados por seu amor pelo Japão e know-how em sua Itália adotada. Romy Calzado , um ex-designer têxtil nascido em Cuba , criou uma coleção com elementos gráficos de favo de mel em tecidos com propriedades antivirais, enquantoSheetal Shah , originalmente da Índia , projetou uma coleção toda em jeans com tecidos tratados para resistir à água e ao desgaste por mais tempo. Mas, mesmo ao marcar o progresso na diversidade que está sendo feito na indústria, os organizadores disseram que um incidente racista em um hotel de quatro estrelas em Milão destinado aos Fab Five deste ano destacou o trabalho que ainda está por vir.

Ngonmo disse que estava se registrando no hotel com as cinco mulheres quando os recepcionistas rejeitaram rudemente pedidos de rotina pagando hóspedes, indicando que eles não pertenciam ao local. Ela postou o incidente nas redes sociais e depois falou com a gerência, que se desculpou e demitiu os funcionários responsáveis.

Eles nos desumanizaram, tirando nossa humanidade e nos tratando como animais. É muito, muito ruim, '' Ngonmo disse. Jean disse que o incidente é a prova de que tudo o que estamos fazendo hoje, mais do que nunca, precisa ser feito. É uma necessidade.