Petróleo, bancos elevam ações europeias com apostas de recuperação

As ações globais estão sob pressão recentemente, após ganhos de meses sobre preocupações com a inflação, restrições mais restritivas do COVID-19 nas economias asiáticas, movimentos regulatórios da China e crescentes visões de que os bancos centrais em breve começarão a reduzir os estímulos. Enquanto essas preocupações permanecem, os investidores europeus se confortaram quando o Banco Central Europeu elevou na semana passada suas projeções de crescimento e inflação para este ano e além, com a economia da zona do euro se recuperando mais rápido do que o esperado do choque pandêmico.

Crédito da imagem representativa: Pixabay

As ações europeias subiram na segunda-feira, com petróleo, bancos e ações de serviços públicos impulsionando os ganhos, já que os investidores esperavam que uma forte recuperação econômica da zona do euro superasse os riscos de uma desaceleração global.

Tepano-europeu O índice STOXX 600 subiu 0,4% depois de atingir uma baixa de três semanas na semana passada. as ações, no entanto, caíram após a notícia de uma nova repressão regulatória na China firmas. Os estoques globais estão sob pressão recentemente, após ganhos de meses sobre as preocupações com a inflação, restrições COVID-19 mais rígidas na Ásia economias, movimentos regulatórios da China e opiniões crescentes de que os bancos centrais em breve começarão a reduzir os estímulos.

Enquanto essas preocupações permanecem, a Europa investidores se confortaram com o Banco Central na semana passada, elevou suas projeções de crescimento e inflação para este ano e além, com a economia da zona do euro se recuperando mais rápido do que o esperado do choque pandêmico. Os setores sensíveis à economia, incluindo bancos, petróleo e gás, construção e materiais, aumentaram entre 1% e 1,3%, enquanto os serviços públicos subiram 1,2%.

'Regionalmente, mantemos nossa preferência nos Estados Unidos. mercados, onde há espaço para um catch-up, 'Daniel Grosvenor, diretor de estratégia de ações da Oxford Economia disse em uma nota. 'Mercados europeus e Japão parecem particularmente bem colocados, uma vez que suas avaliações permanecem relativamente deprimidas e seu ímpeto de EPS continua a melhorar em um momento em que os EUA parece ter atingido o pico. '

Todos os olhos estarão voltados para os EUA. Os dados de preços ao consumidor na terça-feira, após a alta dos preços ao produtor na sexta-feira, levantaram dúvidas em torno dos EUA. A visão do Federal Reserve de que a inflação é transitória. Enquanto isso, uma pesquisa de sentimento do mercado de setembro publicada pelo Deutsche Bank mostrou uma correção do mercado de ações de 5% -10% até o final do ano foi o consenso esmagador.

Entre ações individuais, alemão A varejista on-line de suprimentos para animais de estimação Zooplus AG deu um salto de 8,2% depois que a Hellman & Friedman elevou sua oferta de aquisição para 3,29 bilhões de euros (3,89 bilhões de dólares) de uma oferta inicial de 3 bilhões de euros. AssociatedBritish Os alimentos caíram 3,7%, já que as vendas do quarto trimestre em seu negócio de moda Primark foram menores do que o esperado, com o número de consumidores prejudicado por medidas de saúde pública em seus principais mercados.

Valneva despencou 32,9% após o governo encerrou acordo de fornecimento de vacina COVID-19 com a França empresa, alegando uma violação das obrigações que Valneva nega.