Idosos com gordura abdominal, músculos fracos com maior probabilidade de desenvolver problemas de mobilidade: Estudo

Imagem representativa. Crédito da imagem: ANI
  • Brasil

Um novo estudo descobriu que a combinação perigosa de músculos fracos e gordura abdominal pode levar a uma perda significativa da velocidade de marcha em pessoas mais velhas. Os resultados do estudo foram publicados na revista 'Age and Aging'.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no estado de São Paulo ,Brasil , em parceria com colegas da University College London (UCL) no Reino Unido. Uma marcha mais lenta é um resultado natural do processo de envelhecimento, mas podem ocorrer problemas de mobilidade se a velocidade da caminhada cair drasticamente.

As atividades diárias, como atravessar a rua antes da mudança do semáforo, tornam-se cada vez mais difíceis e pode haver um risco maior de queda, bem como uma perda gradual de independência se a condição piorar. 'Nossa análise comparativa mostrou perda de velocidade de marcha ocorrendo principalmente quando a gordura abdominal e músculos fracos estavam associados. a velocidade não diminuiu tanto em pessoas mais velhas que tinham apenas gordura abdominal ou apenas músculos fracos ', disse Tiago da Silva Alexandre, professor do Departamento de Gerontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos (CCBS- UFSCar), e último autor de um artigo sobre o estudo.

O estudo analisou dados de 2.294 indivíduos com 60 anos ou mais que participaram do Estudo Longitudinal Inglês de Envelhecimento (ELSA). Foi apoiado pela FAPESP por meio de Bolsa Jovem Investigador e bolsa de doutorado. Os participantes foram divididos em quatro grupos com base em seus ELSA dados para velocidade de marcha e fraqueza muscular (dinapenia): nem dinapênico nem obeso abdominal, obeso apenas abdominal, apenas dinapênico e obeso dinapênico e abdominal.

Nenhum dos participantes teve problemas de mobilidade ou velocidade de marcha quando a medição começou. a velocidade diminuiu mais naqueles com obesidade abdominal e dinapenia nos oito anos seguintes de monitoramento. De acordo com Roberta de Oliveira Máximo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar e primeiro autor do artigo, a velocidade basal da marcha para pessoas nessa faixa etária sem restrição de mobilidade foi definida em 0,8 m / s (ou 2,88 km / h).

aubrey e travis

“Nos participantes com obesidade abdominal e fraqueza muscular, observamos uma perda de 0,15 m / s no período de oito anos. Nesse ritmo, pode chegar um momento em que eles não possam atravessar a rua no tempo permitido pelos semáforos ', disse ela. Outro estudo publicado em 2017 e baseado em dados de outro inquérito epidemiológico mostrou que 97,8 por cento de uma amostra de idosos na cidade de São Paulo não conseguiram andar rápido o suficiente para atravessar a rua enquanto o sinal de pedestre estava verde.

Batizado de SABE e realizado pela Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), o estudo não analisou as correlações entre gordura abdominal, músculos fracos e velocidade da marcha. Os pesquisadores da UFSCar observaram que o acúmulo de gordura abdominal ativa uma intensa cascata inflamatória, que consome a massa muscular e reduz a força.

'Daí o conceito de obesidade abdominal dinapênica, que estudamos há vários anos em nosso grupo de pesquisa', disse Alexandre à Agência FAPESP. “Em estudos anteriores, encontramos uma correlação entre essas características, muito comuns na população, e um risco elevado de quedas, alterações no metabolismo de lipídios, carboidratos, glicose e colesterol, incapacidade e até morte. Mas este é o primeiro estudo a associá-los à mobilidade ', acrescentou Alexandre.

A obesidade abdominal foi definida como uma circunferência da cintura superior a 102 cm para homens e 88 cm para mulheres. Dinapenia foi definida como uma força de preensão abaixo de 26 kg para homens e 16 kg para mulheres. Detalhando a associação entre acúmulo de gordura, músculos fracos e perda de mobilidade, Alexandre disse que a diminuição da gordura subcutânea e o aumento da gordura abdominal são normais com o aumento da idade.

'A gordura abdominal é mais comum em homens. Nas mulheres, a gordura tende a se acumular ao redor das coxas e quadris, mas mais gordura também se acumula na barriga após a queda do hormônio da menopausa. É quando ocorre a cascata inflamatória ', explicou. “O acúmulo de gordura abdominal alimenta a inflamação, que consome massa muscular e reduz a força muscular, ao mesmo tempo que prejudica o controle neural dos músculos. O resultado é uma perda constante de força e acúmulo de gordura ', acrescentou.

Para os pesquisadores, portanto, os profissionais de saúde devem medir a gordura abdominal e a força muscular em clínicas e hospitais para prever a perda de velocidade da marcha. 'O declínio da velocidade de marcha é um indicador importante. Sugere problemas de mobilidade, um risco elevado de quedas e potencial incapacidade em pessoas mais velhas ', disse Alexandre.

novos episódios de boruto

“Nosso objetivo neste estudo foi mostrar a utilidade desse preditor para equipes médicas. Um número considerável de pessoas idosas tem músculos fracos e gordura abdominal acumulada. Ambos podem ser corrigidos com exercícios e dieta alimentar ', concluiu Alexandre. (ANI)