Mais de 50.000 venezuelanos se mudaram para cidades brasileiras por uma vida melhor

Desde que a estratégia de realocação foi lançada há três anos, ela ajudou quase um em cada cinco venezuelanos no país a melhorar significativamente sua qualidade de vida.

A estratégia de realocação faz parte da Operação Bem-vindo (Operação Acolhida), a resposta do governo federal ao fluxo de refugiados e migrantes venezuelanos para o Brasil. Crédito de imagem: Twitter (@UN)

Mais de 50.000 venezuelanos foram realocados do isolado estado de Roraima, no norte do Brasil para 675 cidades brasileiras, graças a uma iniciativa modelo nacional.

Levantamento realizado pelo ACNUR com 360 recolocados venezuelanos famílias mostraram que mais de 77 por cento encontraram emprego semanas após a chegada ao destino, em comparação com apenas 7% trabalhando em Roraima. Como resultado, as famílias relataram que dentro de seis a oito semanas após se estabelecerem em uma nova cidade, suas rendas aumentaram.

Antes da mudança, seis em cada dez entrevistados viviam em abrigos temporários e três por cento eram desabrigados. Quatro meses depois de ser realocado, nenhum estava dormindo na rua. A maioria alugava casas e apenas cinco por cento viviam em alojamentos temporários. Além disso, depois de serem realocadas, todas as famílias tiveram pelo menos um filho na escola, em comparação com 65 por cento antes de se mudarem.

morto para mim série

A estratégia de realocação faz parte da Operação Bem-vindo (Operação Acolhida), a resposta do governo federal ao influxo da Venezuela. refugiados e imigrantes para o Brasil. O objetivo é reduzir a pressão sobre as comunidades fronteiriças vulneráveis ​​onde os venezuelanos chegam e promover a integração ajudando os refugiados e imigrantes encontrar novas oportunidades de trabalho em outras cidades.

medicação antifúngica oral

'O Brasil tem sido firme em sua determinação de encontrar soluções de longo prazo para a situação do venezuelano refugiados e imigrantes , apesar do desafio adicionado pela COVID-19 ', disse José Egas, o Representante no Brasil do ACNUR, Agência das Nações Unidas para os Refugiados. “A estratégia de realocação interna provou ser eficaz em dar aos venezuelanos deslocados a chance de um novo começo. Constitui uma prática modelo, tanto para a região como para o mundo. '

Apesar do COVID-19, as realocações não pararam no ano passado. Desde o início da pandemia, mais de 1.000 venezuelanos foram realocados com segurança a cada mês.

'A resposta implementada pelo governo brasileiro tem ajudado com sucesso dezenas de milhares de venezuelanos a reconstruir suas vidas no país com dignidade', disse o Chefe da Missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) no Brasil , Stéphane Rostiaux. “Alcançamos um marco importante em meio a uma pandemia que interrompeu inesperadamente a vida de muitos. Devemos continuar a trabalhar juntos para apoiar os mais vulneráveis. '

Todos os que embarcaram em voos de realocação foram rastreados para COVID-19, enquanto outras medidas foram tomadas para prevenir a propagação da doença.

música joong-ki e park bo gum

Entre os que foram realocados, 47 por cento são mulheres e meninas e 37 por cento são menores. A grande maioria, 88 por cento, viajou como uma unidade familiar. Aproximadamente 260.000 venezuelanos refugiados e imigrantes estão atualmente morando no brasil , de acordo com estatísticas do governo.

Os esforços de relocação voluntária por meio da Operação Boas-vindas são apoiados pela Plataforma de Coordenação Interinstitucional Regional (R4V) composta por 48 organizações da sociedade civil e das Nações Unidas, sob a liderança da OIM e do ACNUR.

Desde 2018, o IOM e o ACNUR têm auxiliado na verificação da documentação, conduzindo consultas médicas antes da partida, financiando os custos de viagens, encontrando instalações de recepção adequadas para pessoas com necessidades específicas e financiando melhorias na infraestrutura e outras despesas do programa.

As agências também ajudam os refugiados e imigrantes oportunidades de trabalho seguras e viagens posteriores, quando necessário.

O Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes da plataforma R4V para o Brasil requer US $ 98 milhões para ajudar os venezuelanos no país, incluindo atividades relacionadas com a estratégia de realocação.