Paquistão sugere convidar o Afeganistão comandado pelo Talibã para o fórum regional

O Paquistão sugeriu na quarta-feira convidar o Afeganistão controlado pelo Taleban para um fórum regional de seis países para ajudar a evitar uma crise humanitária e econômica no país. O Taleban anunciou na terça-feira um novo governo e nomeou Mullah Hasan Akhund, um associado do falecido fundador do movimento Mullah Omar, como chefe da organização provisória, com Mullah Abdul Ghani Baradar, chefe do escritório político do movimento, como um dos os dois deputados.

Imagem representativa Crédito de imagem: ANI
  • Paquistão

O Paquistão sugeriu na quarta-feira convidar o Afeganistão, controlado pelo Taleban a um fórum regional de seis países para ajudar a evitar uma crise humanitária e econômica no país.

TheTaliban na terça-feira, anunciou um novo governo e nomeou Mullah Hasan Akhund, um associado do falecido fundador do movimento Mullah Omar , como chefe da configuração provisória, com Mullah Abdul Ghani Baradar , chefe do gabinete político do movimento, como um dos dois deputados. Ministro das Relações Exteriores do Paquistão Shah Mehmood, falando em uma conferência virtual que reuniu vizinhos no Paquistão ,China , Tajiquistão , Uzbequistão , Irã e Turquemenistão discutir o Afeganistão estratégia, surgiu a ideia de convidar os novos governantes em Cabul para reuniões futuras.

'Eu também sugiro que podemos considerar a ideia de convidar o Afeganistão no futuro, 'Qureshi disse. 'Participação do Afeganistão aumentará a eficácia deste fórum na busca de nossos objetivos comuns de paz e estabilidade duradouras no Afeganistão. '

Um comunicado de abertura na conferência disse que os vizinhos concordaram em uma cooperação mais estreita para evitar um desastre humanitário iminente no Afeganistão. As Nações Unidas disse que os serviços básicos estão sendo destruídos no Afeganistão , com comida e outras ajudas prestes a acabar. Mais de meio milhão de pessoas foram deslocadas internamente este ano.

'Na esteira dos desenvolvimentos recentes, as principais prioridades são prevenir uma crise humanitária que pode agravar o sofrimento dos afegãos', Qureshi disse em uma transmissão ao vivo, lendo um comunicado. 'Igualmente importante é tomar medidas para evitar um colapso econômico no país.' Os vizinhos do Afeganistão exigiriam uma abordagem coordenada para lidar com os desafios decorrentes da mudança de regime em Cabul afterU.S. e NATO forças restantes, disse o comunicado.

Ele disse que esses desafios incluem a segurança da fronteira, impedindo o Afeganistão solo de ser usado como uma base para o terrorismo, e um possível afluxo de refugiados.

data de lançamento da 8ª temporada de wentworth