O déficit comercial do Pak aumentou para níveis recordes nos últimos dois meses: Relatório

Bandeira do Paquistão. Crédito da imagem: ANI
  • Paquistão

O déficit comercial do Paquistão aumentou para níveis recordes nos últimos dois meses, e as exportações continuaram caindo, disse a mídia local no domingo. Em um artigo de opinião, The Express Tribune relataram que os dados do próprio governo, divulgados pelo Paquistão O Bureau of Statistics mostra que as tentativas anteriores de resolver a situação fracassaram claramente, com pesados ​​subsídios à exportação e a desvalorização da moeda em nada para melhorar os números.

Em meio ao crescente déficit comercial do país, espera-se que algumas decisões difíceis de política sejam tomadas nas próximas semanas. Além do déficit, as exportações ficaram abaixo da projeção do governo para julho e agosto. De acordo com a publicação, o primeiro-ministro Imran Khan no mês passado, havia ligado para sua equipe financeira para encontrar maneiras de reduzir as importações de bens não essenciais, incluindo automóveis. Apesar disso, a quantidade de anúncios de carros novos importados sugere que nada saiu dessa proposta.

'Embora tenhamos começado o ano com reservas significativas de moeda estrangeira, esse dinheiro desaparecerá notavelmente em breve se esse aumento maciço nas importações continuar. Além disso, uma vez que as remessas não devem crescer significativamente, o governo pode ser forçado a tomar empréstimos para reforçar as reservas cambiais. Dados os problemas de dívida existentes, isso seria desastroso, 'The Express Tribune relatado. Ele informou ainda que o Paquistão não está em posição de optar pelo crescimento baseado no consumo, a menos que os produtos consumidos sejam locais. Mas a única maneira de fazer isso seria trazer de volta pesadas tarifas e restrições de importação e, ao mesmo tempo, transferir alguns dos subsídios à exportação fracassados ​​para fabricantes que visam o mercado interno.

Enquanto isso, em fevereiro de 2020, a inflação saltou para 12,4%, informou o The Express Tribune. (ANI)