Filipinas apóia subpacto nuclear australiano para combater a China

Um breve período de reaproximação está quase no fim deste ano, com as Filipinas furiosas com a presença 'ameaçadora' de centenas de navios da 'milícia marítima' chinesa dentro de sua zona econômica exclusiva. 'A proximidade gera brevidade no tempo de resposta; aumentando assim a capacidade militar de um amigo próximo e aliado da ASEAN para responder a uma ameaça à região ou desafiar o status quo ', acrescentou Locsin, sem especificar a ameaça.

Crédito de imagem representativa: Wikipedia
  • Filipinas

As Filipinas está apoiando uma nova parceria de defesa entre theUnited Estados, Grã-Bretanha e Austrália , na esperança de manter o equilíbrio de poder no Indo-Pacífico região, uma visão que contrasta agudamente com algumas de suas vizinhas. Conhecido como AUKUS , a aliança verá a Austrália obter tecnologia para implantar submarinos com propulsão nuclear como parte do acordo que visa responder ao crescimento da China potência.

'O aprimoramento da capacidade de um aliado próximo ao exterior de projetar poder deve restaurar e manter o equilíbrio, em vez de desestabilizá-lo', Filipinas o ministro das Relações Exteriores, Teodoro Locsin, disse em um comunicado na terça-feira. As observações de Locsin, datadas de 19 de setembro, diferem da posição da Indonésia e Malásia , que soou o alarme sobre os submarinos de energia nuclear em meio a uma crescente rivalidade entre superpotências no Sudeste Asiático.

Locsin disse que sem a presença real de armas nucleares, o AUKUS Essa mudança não violaria um tratado de 1995 para manter as armas nucleares fora do Sudeste Asiático. The SouthChina O mar continua a ser uma fonte de tensão, com o Estados - um parceiro do tratado de defesa das Filipinas - e aliados ocidentais conduzindo regularmente operações de 'liberdade de navegação' que a China reagiu com raiva a.

A China vê isso como uma interferência externa em águas que afirma ser suas, em conflito com outros Estados costeiros, como as Filipinas andVietnam , que acusaram a China de assediar pescadores e atividades energéticas. Um breve período de reaproximação está quase ao longo deste ano, com as Filipinas furioso com a presença 'ameaçadora' de centenas de chineses navios da 'milícia marítima' dentro de sua zona econômica exclusiva.

'A proximidade gera brevidade no tempo de resposta; aumentando assim o anASEAN a capacidade militar de um amigo próximo e aliado de responder a uma ameaça à região ou desafiar o status quo ', acrescentou Locsin, sem especificar a ameaça. 'Isso requer o aumento da capacidade da Austrália, somada à de seu principal aliado militar, para atingir essa calibração.'