PM Modi apela à cooperação do BRICS sob o lema 'Construir de forma resiliente, inovadora, credível e sustentável'

A Cúpula contou com a participação de todos os outros líderes do BRICS - o presidente Jair Bolsonaro do Brasil, o presidente Vladimir Putin da Rússia, o presidente Xi Jinping da China e o presidente Cyril Ramaphosa da África do Sul.

O Primeiro Ministro expressou seu agradecimento pela cooperação recebida dos parceiros do BRICS durante a presidência da Índia neste ano, que permitiu a realização de várias novas iniciativas. Crédito de imagem: Twitter (@SAgovnews)
  • Índia

Primeiro Ministro ShriNarendra Modi presidiu o 13º BRICS Summit virtualmente hoje.

O tema da Cúpula, escolhido pela Índia, foi BRICS @ 15: Cooperação Intra-BRICS para Continuidade, Consolidação e Consenso.

A Cúpula contou com a participação de todos os outros BRICS Líderes - Presidente Jair Bolsonaro do Brasil, Presidente Vladimir Putin da Rússia, Presidente Xi Jinping da China e Presidente Cyril Ramaphosa da África do Sul.

O Primeiro Ministro expressou seu apreço pela cooperação recebida do BRICS parceiros durante a presidência da Índia este ano, o que permitiu a realização de várias novas iniciativas. Estes incluíram o primeiro BRICS Cúpula de Saúde Digital; os primeiros BRICS Declaração Conjunta Ministerial sobre reformas multilaterais; aBRICS Plano de Ação Contra o Terrorismo; um acordo de cooperação no domínio dos satélites de teledetecção; um BRICS virtual Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas; BRICS Alliance on Green Tourism, etc.

Destacando o papel de liderança que BRICS países podem jogar na recuperação global pós-COVID, o primeiro-ministro pediu BRICS aprimorado cooperação sob o lema “Construir de forma resiliente, inovadora, confiável e sustentável”.

Elaborando esses temas, o primeiro-ministro enfatizou a necessidade de acelerar o 'build-back' aumentando a velocidade e a acessibilidade da vacinação, criando 'resiliência' ao diversificar as capacidades de produção farmacêutica e de vacinas para além do mundo desenvolvido, promovendo a 'inovação' por meio do uso criativo de ferramentas digitais para o bem público, garantindo a reforma das instituições multilaterais para aumentar sua 'credibilidade e promovendo' o desenvolvimento sustentável por meio da articulação de um BRICS comum voz em questões ambientais e climáticas.

Os líderes também discutiram importantes questões regionais e globais, incluindo desenvolvimentos recentes no Afeganistão. Houve uma convergência de opiniões sobre a ameaça representada pelo crescimento do terrorismo e do extremismo, e todos os BRICS parceiros concordaram em acelerar a implementação do BRICS Plano de ação contra o terrorismo.

Na conclusão da Cúpula, os líderes adotaram a 'Declaração de Nova Delhi'.

(Com entradas do PIB)