Post Trump, democratas americanos oferecem projeto de lei para controlar os poderes presidenciais

Entre outras coisas, colocaria novos limites ao uso de indultos presidenciais em casos que envolvam desacato ou obstrução do Congresso, proibiria o autoperdão do presidente e fortaleceria medidas para prevenir a interferência eleitoral estrangeira. O projeto também aumentaria a proteção de denunciantes, protegeria a independência dos inspetores gerais e fortaleceria a supervisão do Congresso quanto ao uso de declarações de emergência.

U.S. House de Representantes Democratas apresentou uma legislação na terça-feira buscando retirar os poderes da presidência, parte de um esforço dos legisladores para controlar a Casa Branca depois do que democratas visto como exagero durante a administração do ex-republicano Presidente Donald Trump.

Presidente da Câmara, NancyPelosi e o deputado Adam Schiff planejou apresentar o projeto em uma entrevista coletiva. Eles disseram que a 'Lei de Proteção à Democracia' restauraria o equilíbrio de poder entre os ramos executivo e legislativo do governo que foi escrito nos EUA. Constituição. Entre outras coisas, colocaria novos limites ao uso de perdões presidenciais em casos envolvendo desacato ou obstrução do Congresso , proíbe a autoperdão do presidente e reforça as medidas para evitar a interferência nas eleições estrangeiras.

O projeto também aumentaria a proteção de denunciantes, protegeria a independência dos inspetores gerais e fortaleceria a supervisão do Congresso quanto ao uso de declarações de emergência. Durante sua presidência, Trump despediu uma série de inspetores gerais - cães de guarda encarregados de combater a corrupção em agências federais. Ele também declarou repetidamente emergências nacionais, inclusive na fronteira com o México para forçar a transferência de fundos militares para construir um muro ali, uma promessa de campanha e outra sobre as relações com o Irã para contornar a revisão do Congresso das vendas militares para a Arábia Saudita.

O caminho do projeto de lei era incerto. Democratas detém apenas uma pequena maioria de casa assentos e casa Republicanos fique firme atrás de Trump. Eles se opuseram esmagadoramente a seus dois impeachments e rejeitaram uma comissão bipartidária para investigar o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio por Trump apoiadores. Em comunicado, Pelosi chamou a medida de 'um pacote robusto e transformador de reformas democráticas' que impediria qualquer presidente, de qualquer partido, de abusar da confiança pública.

Ajude a casa Republicano LeaderKevin McCarthy não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.